Frei Betto ao 247: “Temer se omitiu sobre Manaus”

Para Frei Betto, escritor best-seller, as cadeias brasileiras "são meros depósitos de seres humanos" e "a morte deles é encarada com indiferença pelas autoridades". "Há que investigar fundo, em Manaus, a tal empresa Umanizzare que administra a penitenciária do massacre", recomenda. A atuação de Temer no episódio, diz ele, foi "indigna de um chefe de Estado". Em sua opinião, a turbulência política vai continuar no país até as eleições de 2018. O escolhido dos brasileiros, se as eleições para presidente fossem hoje, segundo ele, seria Lula, que até pode vir a ser seu candidato "desde que o PT faça uma autocrítica e se comprometa com uma agenda tendo por horizonte o socialismo"

Para Frei Betto, escritor best-seller, as cadeias brasileiras "são meros depósitos de seres humanos" e "a morte deles é encarada com indiferença pelas autoridades". "Há que investigar fundo, em Manaus, a tal empresa Umanizzare que administra a penitenciária do massacre", recomenda. A atuação de Temer no episódio, diz ele, foi "indigna de um chefe de Estado". Em sua opinião, a turbulência política vai continuar no país até as eleições de 2018. O escolhido dos brasileiros, se as eleições para presidente fossem hoje, segundo ele, seria Lula, que até pode vir a ser seu candidato "desde que o PT faça uma autocrítica e se comprometa com uma agenda tendo por horizonte o socialismo"
Para Frei Betto, escritor best-seller, as cadeias brasileiras "são meros depósitos de seres humanos" e "a morte deles é encarada com indiferença pelas autoridades". "Há que investigar fundo, em Manaus, a tal empresa Umanizzare que administra a penitenciária do massacre", recomenda. A atuação de Temer no episódio, diz ele, foi "indigna de um chefe de Estado". Em sua opinião, a turbulência política vai continuar no país até as eleições de 2018. O escolhido dos brasileiros, se as eleições para presidente fossem hoje, segundo ele, seria Lula, que até pode vir a ser seu candidato "desde que o PT faça uma autocrítica e se comprometa com uma agenda tendo por horizonte o socialismo" (Foto: Gisele Federicce)

Por Alex Solnik, do 247 - Para Frei Betto, escritor best-seller, autor de mais de 60 livros publicados no Brasil e em vários países e idiomas, as cadeias brasileiras "são meros depósitos de seres humanos" e "a morte deles é encarada com indiferença pelas autoridades".

"Há que investigar fundo, em Manaus, a tal empresa Umanizzare que administra a penitenciária do massacre", recomenda. A atuação de Temer no episódio, diz ele, nessa entrevista exclusiva ao 247, foi "indigna de um chefe de Estado".

Ele o chama de "Temer, o breve" e diz que inicia todas suas palestras Brasil afora com as palavras "fora Temer, são todos bem-vindos".

Ele prevê que a turbulência política vai continuar no país até as eleições de 2018, mas não acredita que o povo saia na rua para protestar em massa contra a PEC da Aposentadoria.

O escolhido dos brasileiros, se as eleições para presidente fossem hoje, segundo ele, seria Lula, que até pode vir a ser seu candidato "desde que o PT faça uma autocrítica e se comprometa com uma agenda tendo por horizonte o socialismo".

Frei Betto não compactua com os que atacam a Rede Globo por ser sectária: "Eu sou de esquerda e sou colunista de O Globo".

Ele também explica por que se recusa a dar entrevistas ao vivo ou gravadas em vídeo, seja na TV, seja na internet: "Não invejo ninguém famoso e muito menos quem é reconhecido em público", diz.

 

Quem são os responsáveis pelo Massacre de Manaus?

O poder público, responsável pela guarda e recuperação dos presos. Não há política prisional no Brasil. As cadeias são meros depósitos de seres humanos tratados como meros "elementos" e a morte deles é encarada com indiferença pelas autoridades como o governador do Amazonas, ao frisar na CBN que entre os mortos "não havia nenhum santo"...

Por que os presos no Brasil são tratados como animais?

Pior. Cães e gatos merecem petshops; pombos são alimentados nas ruas; vacas e bois dispõem de pasto... Michel Foucault analisou bem o fenômeno: os presos não são sumariamente eliminados para servirem de parâmetros à exploração dos pobres trabalhadores. Versão do nosso popular "podia ser pior"... Nossos carcereiros não têm qualquer capacitação profissional para a função que exercem. E com facilidade se deixam corromper...

A corrupção rola também nos escalões mais altos?

O ministro da Justiça de Dilma, José Eduardo Cardozo, já havia declarado que preferia morrer a ficar numa prisão comum no Brasil. Esse cenário é consequência do descaso do poder público e das maracutaias, pois o sistema penitenciário é uma verdadeira caverna de Ali Babá em matéria de corrupção. Há que investigar fundo, em Manaus, a tal empresa Umanizzare que administra a penitenciária do massacre.

O que achou da atuação de Temer no episódio?

Indigna de um chefe de Estado. Deu de ombros e se fez de surdo e mudo. Foi preciso o Papa Francisco se manifestar em Roma para o presidente se dar conta de sua grave omissão temperada com solene indiferença.

E do ministro da Justiça?

Por enquanto só fala em construir mais cadeias e, agora que Temer falou, promete reformas no sistema prisional. Ah, quantas promessas ao calor dos fatos... Quero ver daqui a três meses...

Qual é a avaliação de Temer entre o povão?

Pelo que indicam as pesquisas, péssima, menos apoio que Dilma antes do impeachment.

Qual é a chance de ele se aguentar até 2018?

Quem, Temer, o Breve?

Na última entrevista que fiz com você, você disse que a turbulência só terminaria se Cunha caísse. A turbulência acabou, agora que ele está preso?

Possivelmente eu não contava com a queda da Dilma. Agora acredito que a turbulência durará até o resultado da eleição presidencial de 2018. Ainda que haja eleição indireta este ano para um mandato presidencial tampão.

Você acha que o país aguenta quanto tempo mais com a Lava Jato fazendo a agenda do país?

Acho, porque a corrupção é endêmica e a esmagadora maioria da opinião pública está a favor de que se investigue, prenda e puna os corruptos e corruptores. Só a delação da Odebrecht é como a copa de um imenso carvalho, repleta de ramificações. A Lava Jato é a nossa novela real. Todos ficam à espera do próximo capítulo... Supera toda a programação da Netflix.

Lula é o seu candidato a presidente?

Meu candidato a presidente tem que ser socialista, comprometido com os movimentos sociais e as mudanças estruturais que o PT deixou de fazer em 13 anos de governo.

Como a direita conseguiu se tornar popular no país a ponto de eleger João Doria no primeiro turno?

A população brasileira é de direita. O PT deixou de promover a alfabetização política em seus 13 anos de governo. Qualquer figura midiática, como ocorreu com Trump nos EUA, tem eleição garantida.

Como será o Brasil governado pela direita?

Como fomos governados por Castello Branco e Ernesto Geisel, com uma retórica liberal e severa repressão policial para assegurar nossa vassalagem aos Estados Unidos e ao capital financeiro internacional. 

Pelo que entendi o Lula não é teu candidato em 2018. Por motivos políticos ou por motivos éticos?

Lula será sim meu candidato se o PT fizer autocritica, voltar a assumir o horizonte socialista e se comprometer com uma agenda de profundas reformas estruturais apoiada pelos movimentos sociais progressistas.

Quando ele deixou de ser seu candidato?

Voto em programas e não em pessoas. E, evidentemente, no candidato que encarna o programa de governo que me parece transformador.

Você rompeu com o PT?

Nunca fui militante partidário. E minha avaliação dos governos petistas consta em dois livros, ambos editados pela Rocco: "A mosca azul - reflexão sobre o poder" e "Calendário do poder".

Até que pontos as acusações contra Lula são fantasiosas e até que ponto são reais?

O ônus da prova cabe a quem acusa. Quanto a Lula, o objetivo da Lava Jato é afastá-lo da possibilidade de vir a se candidatar a presidente - e, hoje, ele ganharia a eleição.

Há algum político que se enquadra no perfil de presidenciável socialista? Ou é um personagem à espera de um ator?

Há vários: Chico Alencar, João Pedro Stédile, Marcelo Freixo, Luciana Genro, Guilherme Boulos e tantos outros.

O que se pode esperar da PEC da Aposentadoria? O povo vai pra rua protestar?

Não vai. O PT no governo perdeu a oportunidade de politizar a nação. As reformas serão empurradas goela adentro do povão.

Acha correto a Igreja Universal entrar na disputa política? Como vê a ascensão política dela? Isso é bom ou ruim para o Brasil?

Todas as Igrejas participam da disputa política. Sempre foi assim. Sou contra é querer confessionalizar a política e querer impor, através da lei civil, preceitos religiosos, como algumas tanto almejam.

É a favor que igrejas paguem imposto?

Sim, para evitar corrupção e lavagem de dinheiro.

Você disse que o PT teria que fazer uma autocrítica. Quais os pontos dessa autocrítica?  Onde o PT errou?

Os governos Lula e Dilma foram os melhores de nossa história republicana. Porém, cometeram vários equívocos, como adotar uma política econômica neoliberal, não promover reformas estruturais (e hoje o PT é vítima da reforma política que não fez), favorecer, primeiro, o acesso da população a bens pessoais (quando deveria priorizar os bens sociais, como educação e saúde), criando uma nação de consumistas e não de cidadãos, assegurando a governabilidade por alianças com as velhas raposas em vez de investir em lideranças dos movimentos sociais para que viessem ocupar as cadeiras do Congresso (como, pela via conservadora, fizeram as Igrejas evangélicas) etc.

Lula vai resistir às investidas de Moro e ser candidato?

Só ele pode responder esta pergunta.

Sergio Moro não parece parcial demais como juiz? O que acha de juízes terem assumido tanto protagonismo no Brasil?

Sim, Moro foca mais o PT e até agora não deu andamento às investigações que envolvem o PSDB. Quanto à judicialização da política brasileira: ela resulta do enfraquecimento do Executivo e do Legislativo. Perdemos o equilíbrio entre poderes.

Você disse que a delação da Odebrecht é a atual novela das 9. Você concorda com a publicação de trechos de delações em revistas como a Veja, por exemplo antes que sejam confirmadas?

Eis outra grave falha ou omissão propositada da Lava Jato: o vazamento seletivo do que corre em segredo de Justiça. E os responsáveis por isso jamais foram investigados e muito menos punidos.

Acha que a Odebrecht pode derrubar o governo Temer? E como?

Só o ministro Teori Zavascki pode responder a esta pergunta.

Concorda com a campanha Fora Temer?

Sim, e em todas as minhas conferências Brasil afora sempre inicio com estas palavras: “Fora Temer, são todos bem-vindos”!

Por que nunca dá entrevistas na TV? Não chamam ou você não gosta? Por que não gosta, já que todos preferem falar na TV que tem mais alcance?

Não invejo ninguém famoso e muito menos quem é reconhecido em público. Sou avesso a assédios. Mineiro, adoro ficar no meu canto. 

Mas se você aparecesse na TV teus livros venderiam mais. Não é o que todo escritor quer?

Não no meu caso. Mais gosto de escrever do que vender. E não troco minha tranquilidade por dinheiro nenhum.

A TV Globo é uma emissora democrática ou desde a ditadura defende interesses de classe?

Sou colunista de O Globo. E sou de esquerda. 

Como consegue escrever tantos livros? Escreve quantos por ano?

Reservo 120 dias do ano para escrever. Portanto, meu ano "normal" tem apenas 240 dias. Sou muito disciplinado, acordo muito cedo, costumo lançar ao menos um livro por ano. Este ano serão dois, talvez em junho: OFICIO DE ESCREVER (Rocco), sobre o prazer da escrita; e PARÁBOLAS DE JESUS (Vozes), uma atualização das parábolas do Evangelho.

Tem ideia de como será Cuba sem Fidel?

Sem Fidel, a vida segue. Com Trump, o tempo dirá...

Esses atritos entre Obama e Putin querem dizer que a guerra fria não acabou?

Todas as guerras daqui pra frente serão frias. Há demasiado estoque de armas nucleares para alguém ousar atirar primeiro. Se acontecer, não haverá vencedores. Será o Apocalipse.

Acredita que Putin e Trump possam se entender pelo bem da paz mundial?

Tomara.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247