TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Frio: 20 cidades do Sul completarão 8 dias abaixo de zero

      Vinte cidades marcam temperaturas negativas, numa das mais longas sequncias que se tm notcia; em So Joaquim (foto), o recorde da semana: menos 5,7 graus

      Marco Damiani avatar
      Conteúdo postado por:

      247_com informações Climatempo _ Nada menos que vinte cidades da região Sul registraram temperaturas abaixo de zero grau centígrado nos últimos oito dias, todos os dias, consecutivamente. O Sul do Brasil é porta de entrada de todas as ondas polares que trazem frio para o país, mas, mesmo assim, poucas vezes se observou na Região uma sequência tão longa de dias consecutivos com temperaturas abaixo de zero, e em tantas localidades, como está ocorrendo este ano. Esta quinta-feira, 7 de julho, foi o sétimo dia consecutivo com registro de temperaturas negativas no Rio Grande do Sul.

      A madrugada e o amanhecer de sexta-feira, 8 de julho, ainda será congelante na Região Sul do Brasil e muitas áreas dos três estados vão repetir o cenário dos últimos dias: frio abaixo de zero e muito gelo espalhado pelos campos, gramados das cidades, sobre os carros e telhados. O forte centro polar que ficou parado desde o domingo passado sobre o norte da Argentina vai passar sobre o Sul do Brasil durante esta sexta-feira e no sábado alcança o oceano, na altura do litoral de São Paulo. Só então o frio começa a diminuir no Sul do Brasil. A noite do sábado já não será tão gélida como vem sendo desde o fim da semana passada. No domingo, a elevação da temperatura será muito rápida no Sul do país. Comparando ao que tem sido nestes últimos dias, daria até para dizer que vai fazer "calor" no Sul no domingo. Para Porto Alegre, por exemplo, a temperatura na madrugada do domingo deve subir para valores em torno dos 10ºC. Do dia 27 de junho até 7 de julho de 2011, a temperatura mínima na capital gaúcha ficou acima dos 6ºC apenas nos dias 1 e 2 de julho.

      Abaixo, a 20 menores temperaturas registradas na região Sul na quinta-feira 7:

       

      São Joaquim (SC) - 5,7ºC

      Caçador (SC) - 3,3ºC

      Quarai (RS) - 3,2ºC

      Vacaria (RS) - 3,0ºC

      Major Vieira (SC) - 3,0ºC

      Papanduva (SC) - 2,9ºC

      S. José dos Ausentes (RS) - 2,8ºC

      Bom Jesus (RS) - 2,8ºC

      Monte Castelo (SC) - 2,6ºC

      Campo Belo do Sul (SC) - 2,4ºC

      Itaiópolis (SC) - 2,3ºC

      São Gabriel (RS) - 2,1ºC

      Lages(SC) - 2,0ºC

      Joaçaba (SC) - 1,9ºC

      Rio das Antas(SC) - 1,7ºC

      Canoinhas (SC) - 1,7ºC

      Rio do Campo (SC) - 1,6ºC

      General Carneiro (PR) - 1,5ºC

      Curitibanos (SC) - 1,4ºC

      Adbon Batista (SC) - 1,4ºC

      Celso Ramos (SC) - 1,2ºC

       

      Obs: outras cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram temperaturas negativas entre 1-,0ºC e 0,0ºC.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: