Fux manda prender Cesare Battisti e abre caminho para extradição

Na decisão, Fux autoriza que Cesare Battisti seja preso pela Polícia Federal, que representa a Interpol no Brasil; no ano passado, a Itália pediu que Michel Temer revisasse a decisão de Lula que vetou a extradição, e Jair Bolsonaro, assim que assumir a presidência, deve avalizar o pedido do governo italiano

Fux manda prender Cesare Battisti e abre caminho para extradição
Fux manda prender Cesare Battisti e abre caminho para extradição (Foto: Foto: Marcos de Paula)

247 -O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou a prisão imediata do italiano Cesare Battisti na noite desta quinta-feira (13). A decisão do ministro abre caminho para a extradição de Battisti e soa como um gesto de simpatia ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que já defendeu publicamente a extradição.

Na decisão, Fux autoriza que Cesare Battisti seja preso pela Polícia Federal, que representa a Interpol no Brasil.

O italiano foi condenado por quatro homicídios na Itália na década de 1970. Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, em 2010, o STF julgou o pedido procedente, mas deixou a palavra final ao presidente da República. O então presidente Lula negou a extradição em seu último dia de mandato.

No ano passado, a Itália pediu que o governo Michel Temer revisasse a decisão que vetou a extradição, e Bolsonaro, assim que assumir o mandato, deve avalizar o pedido do governo italiano.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247