General Braga Netto se consolida como o ministro que comanda o governo

No exercício do cargo de ministro da Casa Civil, o general Braga Netto atuou em plena crise do coronavírus para acabar com a crise interna e aproximar Bolsonaro dos partidos de direita do grupo designado como centrão. Ele se tornou o poder de fato que comanda o governo

General Braga Netto, ministro da Casa Civil
General Braga Netto, ministro da Casa Civil (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Em plenas crises política e sanitária em  curso, o ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, ganhou força entre seus pares e se tornou o principal articulador político e condutor do governo.

Braga Netto se alçou ao comando das ações do governo na crise sanitária, atuou no conflito interno que resultou na demissão do ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, assumiu o controle da comunicação e buscou reduzir o poder de fogo de opositores.

O general agora está dedicado a promover a aproximação de Bolsonaro com partidos políticos e lideranças políticas da direita no Congresso Nacional.

Nesta quarta-feira (22), Braga Netto deu mais uma demonstração do tamanho do seu poder ao anunciar um plano de retomada da economia, chamado de Pró-Brasil, em uma visível ação de isolamento do ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Reportagem dos jornalistas Renato Onofre e Julia Chaib na Folha de São Paulo, aponta que Braga Netto fez valer sua opinião de que para enfrentar a batalha contra o coronavírus, era necessário primeiro vencer a batalha política dentro do próprio governo Bolsonaro. 

Hoje, Braga Netto comanda as ações como uma espécie de presidente operacional.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247