TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Gilmar diz que ficha limpa é usada para chantagear políticos

      O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acusou procuradores e juízes de usarem a legislação para ameaçar parlamentares; para o magistrado, a questão da ficha limpa e da improbidade administrativa é usada como forma de chantagem; “Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a Lei da Ficha Limpa, essa é a realidade. Alguém com condenação por improbidade estará inelegível. Temos que temperar a interpretação da lei, para não lastrearmos um abuso de poder. E não querem a lei de abuso de autoridade, porque praticam às escâncaras o abuso de autoridade", afirmou

      Gilmar diz que ficha limpa é usada para chantagear políticos (Foto: Jos� Cruz/Ag�ncia Brasil)
      Editoria avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acusou procuradores e juízes de usarem a legislação para ameaçar parlamentares. Para o magistrado, a questão da ficha limpa e da improbidade administrativa é usada como forma de chantagem, diz reportagem do Estado de S.Paulo

      “Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a Lei da Ficha Limpa, essa é a realidade. Alguém com condenação por improbidade estará inelegível. Temos que temperar a interpretação da lei, para não lastrearmos um abuso de poder. E não querem a lei de abuso de autoridade, porque praticam às escâncaras o abuso de autoridade. O que se quer é ter o direito de abusar. Um governador se submete a essa situação vexatória. Ao empoderarmos determinadas corporações, estamos dando a eles o poder que eles precisam para fazer esse tipo de chantagem”, disse Gilmar em tom inflamado.

      As críticas do ministro ocorrem no mesmo dia em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a defender a aprovação do projeto que trata do abuso de autoridade. Segundo o parlamentar, tal proposta deve ser conjugada com a reforma política e com novas regras de combate à corrupção. “Acho que esse aperfeiçoamento mais do que nunca se faz necessário”, disse Renan."

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: