Governo cortará impostos de planos de saúde
De olho na inflação, equipe de Dilma negocia com as empresas um aumento mais modesto em 2013, em troca de desonerações



247 – O governo elegeu como próximo alvo contra a inflação os planos de saúde. Segundo o Globo, técnicos estão negociando com as empresas um aumento mais modesto em 2013, em troca de desonerações.
No ano passado, o reajuste dos planos autorizado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) foi de 7,93%, bem acima da inflação de 6,50% registrada em 2011. O novo percentual incidirá sobre os contratos de 8,4 milhões de brasileiros, que representam 17,6% do total de beneficiários no país.
Até então, o corte desses impostos dividia o Governo, uma vez que o valor arrecado com esses tributos financiam, de forma indireta, o Sistema Único de Saúde (SUS).
No planos coletivos, que atendem mais de 80% dos usuários, a negociação se dá caso a caso, entre operadoras e contratantes.
Uma eventual desoneração dos planos de saúde terá impacto principalmente para os idosos, que hoje desembolsam 7,81% da renda para este fim, segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) da FGV.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247