Governo Federal vai decretar estado de emergência social em Roraima

O governo federal anunciou que vai decretar emergência social em Roraima devido à migração em massa de venezuelanos; medida vai entrar em vigor por meio de Medida Provisória que deve ser apresentada até esta sexta (16); Estado vai receber um reforço de mais de 100 militares na região, que vão atuar tanto na fronteira como em ajuda humanitária

Governo Federal vai decretar estado de emergência social em Roraima
Governo Federal vai decretar estado de emergência social em Roraima (Foto: NACHO DOCE/Reuters)

Do Repórter Amazônia, da EBC

Por meio de uma Medida Provisória que será editada até esta sexta-feira (16), o Governo Federal vai declarar emergência social em Roraima. A decisão foi tomada depois de reuniões com  Michel Temer e ministros, nesta quarta (14), no Palácio da Alvorada.

Com a medida, de acordo com ministro da Defesa, Raul Jungmann, as forças armadas passam a coordenar toda a ação do governo federal no Estado.

Roraima vai receber um reforço de mais de 100 militares na região, que vão atuar tanto na fronteira como em ajuda humanitária. O estado de Roraima vem sofrendo com a chegada em massa de venezuelanos, que fogem da crise política e econômica, e ainda por fome e falta de remédios no país vizinho.

Também serão criados mais postos de controle no Interior do Estado, e será ampliado o controle da fronteira na cidade de Pacaraima.

O ministro da Justiça Torquato Jardim explicou que o reforço nas fronteiras não tem como objetivo proibir a entrada de venezuelanos no Brasil, mas sim de identificar quem chegar.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou também que enviou equipes da Força Nacional de Segurança Pública para Pacaraima. Os militares já estão no estado.

Com a medida, o governo começa a reforçar o policiamento preventivo na cidade. Desde 2016, a migração aumentou de forma significativa. Atualmente, só na capital Boa Vista, vivem cerca de 40 mil venezuelanos – 10% da população da cidade.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247