3 Maneiras de como saber o Número do PIS

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Você quer saber se tem direito a receber o abono salarial mas não sabe como saber o número do PIS? Então continue lendo! 

Todos os anos o Governo divulga o calendário de pagamentos do PIS, mas muitos beneficiados perdem o rendimento extra por não saberem que tem direito ou por não acompanharem. Por isso, é muito importante que você sempre tenha o seu número do PIS em mãos. 

O PIS (Programa de Integração Social) é um programa criado pelo Governo Federal na década de 70 que buscava integrar o trabalhador do sistema privado na empresa em que ele trabalha. O programa é gerenciado pela Caixa Econômica Federal e hoje em dia é utilizado para o pagamento de diversos benefícios como o abono salarial. Este programa é especialmente importante para aqueles trabalhadores que possuem uma renda mais baixa.

Como saber o número do PIS?

Se você não sabe qual é o seu número do PIS, nos parágrafos abaixo iremos mostrar todas as formas que você pode usar para descobri-lo e nunca mais perder o seu benefício.

1 - Através da Carteira de Trabalho

O número do PIS consta em alguns documentos. O NIS (Número de Identificação Social) e NIT (Número de Identificação do Trabalhador) são o mesmo número do PIS. Portanto, já sabemos que é possível encontrar o seu número em sua Carteira de Trabalho.

Além disso, você pode consultar os seguintes documentos:

· Cartão Cidadão

· Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Você também pode se dirigir a qualquer agência da Caixa, munido de um documento original, com foto e em bom estado, para solicitar o seu número do PIS.

2 - Pela Internet

Você também pode descobrir o número do seu PIS pela internet, utilizando o site do Meu INSS. Para fazer esta consulta, você precisa fazer um cadastro no site. Siga as instruções abaixo:

1. Abra seu navegador e acesse o site do Meu INSS

2. No canto superior direito, clique em Entrar. Em seguida, selecione Cadastre-se

3. Preencha o formulário com todos os dados solicitados e clique em Próxima

4. Na tela seguinte, anote a senha que o site vai criar para você

5. Acesse novamente o site e informe seu CPF e a senha criada

6. Se desejar, após fazer o login altere a senha para uma que seja mais fácil para você lembrar

7. Clique no canto superior direito para visualizar os dados do usuário. Lá você poderá consultar as informações, que incluem o número do PIS.

A vantagem de acessar este site é que você também pode utilizar sua conta para realizar muitas outras consultas, como pagamentos de benefícios do INSS e outros.

3 - Consulta por Telefone

Por fim, também é possível descobrir o número do seu PIS através do telefone. A primeira opção é ligar para o número de telefone da Previdência Social (135) e selecionar a opção 5. Um atendente vai confirmar seus dados cadastrais e informar o número do seu PIS. Este número atende de segunda à sábado, das 7h até as 22.

Outra opção é discando para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 0800 726 0207

Em ambos os casos é necessário que você esteja com seus documentos em mãos, pois os atendentes vão precisar confirmar seus dados antes de fornecer qualquer informação.

O PIS é um programa muito importante para as famílias de baixa renda, pois seus benefícios servem como um grande complemento de renda. Por isso, além de acompanhar o calendário de pagamento dos benefícios, é muito importante sempre estar em posse dos documentos necessários, incluindo o número do PIS. Então, se antes você não sabia qual era o seu número, agora você pode consultá-lo e anotar em algum lugar seguro para não perder mais o seu benefício.

    

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email