CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Há um ano, Lula era eleito presidente e derrotava o bolsonarismo nas urnas

Por volta das 19h30 daquele domingo foi confirmado o resultado: Lula era a escolha dos brasileiros para presidir o país após quatro anos trevosos de Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Há exatamente um ano, em 30 de outubro de 2022, os brasileiros compareciam às urnas eletrônicas para escolher entre o hoje presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições presidenciais. Por volta das 19h30 daquele domingo, o resultado foi confirmado: Lula foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez com 57.132.197 milhões de votos e 50,68% dos votos válidos. Após a totalidade das urnas apuradas, constatou-se que Lula foi escolhido por 60.345.999 de brasileiros. Jair Bolsonaro, por sua vez, recebeu 58.206.354 de votos.

Lula chegou à Presidência da República pela terceira vez aos 77 anos, liderando um amplo arco de alianças formado por 10 partidos políticos, por representantes da sociedade civil e do capital e até por ex-adversários políticos. A principal bandeira desta frente ampla foi a defesa da democracia contra o autoritarismo, o combate à fome e a retomada do desenvolvimento com inclusão social da população.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A campanha de 2022 foi marcada pelo intenso uso da máquina pública e do poder econômico por Jair Bolsonaro, bem como pela disseminação de notícias falsas, por denúncias de coação de eleitores e inúmeros episódios de violência política envolvendo bolsonaristas. Um ano depois, Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), justamente por irregularidades na campanha.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO