Haddad chama Olavo de “lixo humano”: “você e seu mito estão a milhas do meu calcanhar!”
Fernando Haddad reagiu duramente a um tuíte de Olavo de Carvalho, que postou reportagem antiga do jornal O Globo na qual o ex-presidenciável teria virado réu por corrupção; Haddad na verdade foi inocentado no processo, em maio; “Esta já foi arquivada, lixo humano! Você e seu mito estão a milhas do meu calcanhar!”, disse ele no Twitter
247 - O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad reagiu duramente a um tuíte do astrólogo e guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho. Nesta terça-feira (2), Olavo postou reportagem antiga do jornal O Globo que registrava o fato de Haddad ser réu numa ação. O processo foi arquivado em fevereiro de 2019 e Haddad inocentado.
“Esta já foi arquivada, lixo humano! Você e seu mito estão a milhas do meu calcanhar!”, escreveu Haddad no Twitter.
De acordo com denúncia do Ministério Público (MP-SP), o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato, teria pago com valores de caixa 2, dívidas de campanha do ex-prefeito com gráficas em troca de futuros benefícios para sua empresa, a UTC Engenharia.
A ação havia sido aberta em 19 de novembrode 2018 pelo juiz Leonardo Valente Barreiros, da 5ª Vara Criminal da Capital, que acolheu parcialmente denúncia da Promotoria. O magistrado rejeitou parte da acusação que imputava ao ex-prefeito o crime de quadrilha.
O desembargador Vico Mañas rejeitou a ação, pelo fato de a denúncia não esclarecer qual a vantagem pretendida pelo empreiteiro, porque os interesses da UTC foram contrariados pela gestão municipal. A prefeitura cancelou um contrato já assinado com a empresa para a construção de um túnel na Avenida Roberto Marinho.
O representante do Ministério Público junto ao Tribunal, Mauricio Ribeiro Lopes, concordou com a tese da defesa, destacando que a acusação falhou na descrição do crime e que não foram trazidos elementos que justificassem a ação penal.
Os advogados do ex-prefeito de São Paulo, Pierpaolo Cruz Bottini e Leandro Racca, destacaram que "o Tribunal reconheceu as falhas da acusação e a inexistência de benefícios indevidos para a UTC na gestão Fernando Haddad". "O próprio Ministério Público concordou com a inviabilidade do processo penal contra o ex-prefeito. A decisão põe um ponto final a uma injustiça que durava meses".
O proceso foi arquivado e Haddad inocentado em maio deste ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: