HOME > Brasil

Indicado por Bolsonaro, André Mendonça assume relatoria de ação que tenta travar processo do golpe

Recurso apresentado por Filipe Martins, também réu, quer paralisar investigações e afastar ministros como Moraes e Zanin

André Mendonça - 24/04/2025 (Foto: Antonio Augusto/STF)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, será o relator de uma ação que busca interromper o andamento do processo sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 — caso no qual o próprio Bolsonaro figura como réu.

A solicitação foi apresentada por Filipe Martins, ex-assessor internacional de Bolsonaro, que também responde à denúncia no núcleo 2 da trama investigada pela Procuradoria-Geral da República. O recurso, protocolado como agravo regimental, faz uma série de pedidos: o reconhecimento da suposta incompetência do STF e da Primeira Turma para julgar o caso, a suspeição dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, a reconsideração de testemunhas negadas e a revogação de medidas cautelares impostas ao réu.

Martins ainda solicita a suspensão das oitivas previstas entre os dias 14 e 21 de junho, até que o recurso contra Moraes seja analisado.

Nas redes sociais, o advogado de Martins, Jeffrey Chiquini, celebrou o fato de o relator sorteado ter sido André Mendonça, considerado próximo ao bolsonarismo. “Pela primeira vez, um recurso de um dos acusados da chamada trama golpista não caiu para um ministro suspeito”, afirmou.

Artigos Relacionados