CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Indígenas vão à Europa denunciar o governo Bolsonaro

Uma comitiva com dez índios do Brasil fará uma série de encontros na Europa entre outubro a novembro, para denunciar "as graves violações contra os povos indígenas e o meio ambiente do Brasil". Viagem ocorre após Jair Bolsonaro atacar duramente os nativos em discurso na ONU

(Foto: Jair Bolsonaro e índios Wajapi)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma comitiva com dez lideranças indígenas do Brasil fará uma série de encontros na Europa entre outubro a novembro, para denunciar "as graves violações contra os povos indígenas e o meio ambiente do Brasil que estão ocorrendo sistematicamente desde a posse do presidente Jair Bolsonaro". O objetivo é combater as "campanhas de desinformação que apontam que a Amazônia está ótima". Os relatos foram publicados no Blog do Sakamoto.

A viagem dos índios a países europeus deve ocorrer algumas semanas após outra turnê, a do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que vijaou para  "esclarecer" que o Brasil vem combatendo o desmatamento e deve se manter no Acordo de Paris para o clima. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro voltou a atacar os índios. Ao falar sobre a Amazônia, no último dia 24, ele colocoun a culpa os nativos pelas queimadas. "Clima seco favorece queimadas. Existem queimadas praticadas por índios", disse ele, que também criticou líder indígena Raoni Metuktire. "Muitas vezes essas lideranças, como Raoni, são usados como ferramenta de manobra para conduzir seus interesses sobre a Amazônia", disse (veja mais aqui).

O líder indígena rebateu Bolsonaro. "O que você está fazendo mudará o mundo inteiro e destruirá nossa casa – e destruirá sua casa também", disse. : "Então você sentirá o medo que nós sentimos", afirmou (leia aqui).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desmatamento

Nos oito meses até agosto, o desmatamento da Amazônia aumentou 92%, para 6.404,8 quilômetros quadrados, apontaram dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes da divulgação dessa estatísticas, em agosto, a Alemanha havia anunciado a suspensão de quase R$ 155 milhões destinados a projetos de preservação ambiental no Brasil e a Noruega anunciou o bloqueio de cerca de R$ 133 milhões, destinados ao Fundo Amazônia.

O exterior pode boicotar produtos brasileiros por causa das queimadas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO



iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO