HOME > Brasil

'Inelegibilidade de Bolsonaro é duríssima derrota aos que queriam uma ditadura fascista no Brasil', diz José Guimarães

Para o líder do governo na Câmara, o resultado do julgamento que tornou Jair Bolsonaro inelegível "marca uma nova fase na história da República brasileira"

José Guimarães (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

247 - O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), qualificou como "pedagógico" o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral que determinou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) por oito anos. Em entrevista ao programa Direto da Redação, transmitido pelo canal da CartaCapital no YouTube, o parlamentar avaliou que o TSE infligiu uma dura derrota aos indivíduos que tinham como projeto político implantar uma "ditadura fascista" no Brasil.

"Esse julgamento impõe uma duríssima derrota naqueles que nesses últimos anos ameaçavam a democracia, desrespeitavam as leis e queriam transformar o País numa ditadura fascista, liderada pelo ex-presidente", disse Guimarães na entrevista.

Ainda segundo o parlamentar, Bolsonaro "governou o Brasil acreditando que estava acima da Constituição e das leis" e que "encerraria seu mandato e continuaria impune, perambulando pelo país". Para Guimarães, o resultado do julgamento, atestou que "ninguém está acima da lei".

"Acredito que esse julgamento marca uma nova fase na história da República brasileira", complementou.