CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Iphan cria zona de proteção ao Plano Piloto de Brasília

Vinte e cinco anos aps conquistar o ttulo de Patrimnio Cultural da Humanidade, Braslia ganha normas de ocupao para reas que rodeiam o plano projetado por Lucio Costa; dez cidades vo precisar de permisso do instituto responsvel pelo patrimnio para construir

Iphan cria zona de proteção ao Plano Piloto de Brasília (Foto: Andressa Anholete/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília247 – Primeiro pedido da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) ao conceder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade a Brasília em 1987, a zona de proteção às áreas que rodeiam o Plano Piloto finalmente foi criada pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para preservar o projeto urbanístico e as características projetadas por Lucio Costa, o Iphan publicou o conjunto de normas no Diário Oficial da União de quarta-feira (22).

A zona de proteção da área tombada abrange pelo menos 10 cidades do Distrito Federal. Com as novas regras, projetos de construção de prédios em regiões como os lagos Sul e Norte, Guará, Águas Claras e Riacho Fundo, por exemplo, precisam ser submetidos à análise do órgão de proteção, dependendo da altura das edificações. Coincidentemente, a publicação das normas – que vinham sendo elaboradas havia dois anos – ocorreu três semanas antes da visita de técnicos da Unesco a Brasília.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois arquitetos e urbanistas vêem checar denúncias de agressão ao tombamento. Eles ficam na capital de 13 a 17 de março. Apesar de ser o primeiro pedido do órgão a Brasília, a Unesco frisava anualmente por meio de relatórios a necessidade de se demarcar a área de proteção. Seis áreas foram criadas onde o limite de altura de novas construções deve variar de 5 a 95 metros, dependendo da proximidade com o Plano Piloto e do tipo de terreno da região.

Com a medida, o Iphan espera que o desenho de Brasília seja reconhecido de diversos pontos da cidade. Assim, a medida visa proteger a ideia de Lucio Costa de avistar o horizonte e a borda da bacia do Lago Paranoá de qualquer ponto da área tombada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A primeira área definida abrange o Parque Nacional de Brasília; na sequência vem uma faixa de 500 metros situada próxima ao Lago Oeste, em Sobradinho. Já a terceira região engloba o Guará, Águas Claras, Vicente Pires e Núcleo Bandeirante

Informações do jornal Correio Braziliense.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO