CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Jamil Chade: por ideologia, Ernesto mobilizou diplomacia e minou combate contra pandemia

"A diplomacia nacional foi uma peça fundamental no fracasso da resposta nacional à crise sanitária", afirma o jornalista Jamil Chade sobre a gestão de Ernesto Araújo no Ministério das Relações Exteriores. Ex-chanceler tem depoimento marcado na CPI da Covid para esta terça-feira (18)

Jornalista Jamil Chade e ex-chanceler Ernesto Araújo (Foto: Reprodução / Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em sua coluna publicada no portal Uol, o jornalista Jamil Chade destaca que o ex-chanceler Ernesto Araújo vai depor na CPI da Covid, nesta terça-feira (18). "Durante a pior pandemia em cem anos, a diplomacia brasileira foi usada como instrumento para promover uma ideologia, deixando em segundo plano os esforços nacionais e internacionais para combater o vírus da covid-19", acrescenta. 

"Desde a hesitação em fazer parte da coalizão internacional por vacinas, a ausência do Brasil em esforços internacionais e medidas deliberadas para colocar a política e a ideologia acima da questão de saúde, a diplomacia nacional foi uma peça fundamental no fracasso da resposta nacional à crise sanitária", continua.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o jornalista, "com o desembarque da pandemia, quase imediatamente a OMS foi colocada no centro das atenções. Se havia um local onde a coordenação internacional poderia ocorrer, muitos acreditavam que era a agência que deveria pilotar a resposta à crise".

"Mas, para Araújo, um dos focos deveria ser o de impedir que agências internacionais ganhasse força. Ao longo de meses, torpedeou iniciativas, exigiu uma investigação sobre a OMS e fez questão de esvaziar a representação brasileira em cúpulas e reuniões". "O governo brasileiro ainda optou por não aderiu a um compromisso assinado por 130 países de todo o mundo na ONU contra a desinformação em meio à pandemia".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia a íntegra da coluna de Jamil Chade

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO