Joaquim Barbosa quer indicar seus futuros colegas

Estrela do mensalão, apontado até como presidenciável, ministro do STF tem lista de nomes para sugerir à presidente Dilma Rousseff paras as vagas de Cezar Peluso e Ayres Britto

Joaquim Barbosa quer indicar seus futuros colegas
Joaquim Barbosa quer indicar seus futuros colegas (Foto: STF/Divulgação_Folhapress)

247 – Além da popularidade conquistada com a relatoria da Ação Penal 470, que já o transforma até em potencial presidenciável (Roberto Jefferson o convidou a ingressar no PTB), o ministro Joaquim Barbosa quer agora participar da escolha de seus futuros colegas no Supremo Tribunal Federal, nas vagas abertas pelas aposentadorias de Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso. Leia nas notas de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo:

LISTA ABERTA

Joaquim Barbosa já definiu uma de suas primeiras "missões" na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), que assume em novembro: abrir discussão com a presidente Dilma Rousseff sobre os critérios de nomeação dos próximos ministros da corte. Ele diz que está "extremamente preocupado" com as substituições Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Celso de Mello, que se aposentam em breve.

VASTO MUNDO
Barbosa diz que vai propor a Dilma a indicação de nomes "de fora desse microcosmo de Brasília, desse mundinho em que ministros vêm sendo escolhidos ultimamente". Defende que os indicados para o Supremo sejam "desvinculados dos interesses da máquina estatal e dos interesses privados" de grandes bancas de advocacia.

ALTO NÍVEL
O futuro presidente do STF afirma já ter uma lista de "pelo menos dez grandes nomes, grandes juristas, professores devotados ao interesse público e com visão de Estado, como são Britto, Peluso e Celso" que pode sugerir a Dilma. "Mas o importante não são os nomes e sim os critérios da escolha, com uma consulta completa, ampla e de alto nível."

NA PARADA
Na lista de candidatos ao Supremo que circula há tempos em Brasília estão ministros de tribunais superiores e também um integrante do governo -Luis Adams, atual advogado-geral da União.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247