“Judiciário brasileiro e o Ministério Público são um entrave à democracia”, diz autor de livro sobre a Lava Jato

‘Não há como pensar a democracia brasileira sem pensar o seguinte: é necessário reestruturar o Judiciário brasileiro, democratizá-lo’, disse à TV 247 o advogado Fernando Fernandes. Assista

Fernando Fernandes e seu livro "Geopolítica da Intervenção — a verdadeira história da Lava Jato"
Fernando Fernandes e seu livro "Geopolítica da Intervenção — a verdadeira história da Lava Jato" (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O cientista político e advogado Fernando Fernandes, que lançou recentemente o livro "Geopolítica da Intervenção — a verdadeira história da Lava Jato", disse à TV 247 que é preciso promover no Brasil a democratização do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Ele lembrou que tal poder foi o único a não participar da formulação da Constituição de 1988 e até hoje vive alheio à realidade da sociedade civil, com seus membros ganhando salários exorbitantes. Fernandes ressaltou que nem mesmo o acesso ao Judiciário é democratizado.

“O nascedouro da nossa democracia foi a Constituição de 1988, aquele momento da Constituição no qual se tem os índios, a sociedade, os trabalhadores, os negros, um momento maravilhoso, só que o seguinte: não participa desse momento o Judiciário. O Judiciário trabalhou junto também com uma estruturação do superpoder do Ministério Público para se manterem à parte da democratização. Com base nisso, nós criamos um superpoder (que) sequer respeitar a lei respeita. Nós temos um Judiciário cujo objetivo é o respeito à lei, mas sequer teto constitucional respeita, cria interpretações para viver deslocado da sociedade”. 

“Não há como pensar a democracia brasileira sem pensar o seguinte: é necessário reestruturar o Judiciário brasileiro, democratizar o Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro e o Ministério Público são um entrave à democracia. Não é uma crítica destrutiva, mas é para que sigamos o caminho da democracia”, completou.

Link para comprar o livro na Livraria 247

Inscreva-se na TV 247 e assista à análise de Fernando Fernandes na íntegra:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247