HOME > Brasil

Lava Jato vaza novo grampo de Lula

Desta vez, o ex-presidente aparece defendendo a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal, articulando com o PMDB para que não seja aprovado projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), em que o governo acabou cedendo e aprovando um meio termo

Brasília - O novo ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de posse (José Cruz/Agência Brasil) (Foto: Gisele Federicce)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Operação Lava Jato divulgou um novo grampo envolvendo o ex-presidente Lula nesta semana. Desta vez, Lula aparece defendendo a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal, contra a aprovação do projeto do senador José Serra (PSDB-SP).

A conversa gravada entre o ex-presidente e o então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, aconteceu em fevereiro. Os dois petistas falam dos bastidores da aprovação do projeto de Serra no Senado – quando o governo acabou cedendo e aprovando um texto intermediário, o que provocou irritação de senadores do PT, que combatiam a aprovação de qualquer forma.

Na conversa com Wagner, Lula relata um jantar que teve com a bancada governista do PMDB sobre o assunto. Estiveram no encontro os senadores José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá. "A orientação que ela (Dilma) passou: só não pode dar o Serra", conta Wagner a Lula.

"Deixa eu te falar uma coisa de bom senso, vai ficar entre eu e você essa porra. Logo que foi a primeira votação do José Serra, você está lembrado? Eu estava em um almoço, Jucá, Renan (Calheiros, presidente do Senado), (José) Sarney, (Edison) Lobão, eu. Quando me disseram que o Renan ia votar a posição do Serra, eu falei na mesa 'o Renan, pelo amor de Deus, o PMDB não pode embarcar nessa porra. O PMDB pode até flexibilizar mas garantindo que a decisão seja da Petrobrás", disse Lula.

Na interpretação do ex-presidente, o que eles acabaram fazendo foi isso, com a aprovação do substitutivo apresentado por Romero Jucá.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: