Líder do centrão critica articulação política do governo Bolsonaro no Congresso: 'é nula'

O deputado Arthur Lira (PP-AL), um dos expoentes do centrão, grupo que reúne deputados de direita e centro-direita, critica duramente o governo Bolsonaro por falha na articulação política com o Congresso. Ele põe à mostra o caráter antidemocrático do governo ao afirmar que o Legislativo está atuando para conter os excessos do Executivo, e que o país caminha para um tipo de semiparlamentaismo

Jair Bolsonaro entrega à Câmara projeto de reforma da Previdência
Jair Bolsonaro entrega à Câmara projeto de reforma da Previdência (Foto: J. Batista / Câmara dos Deputados)

247 - O deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão, grupo que abriga parlamentares de direita e centro-direita, afirma que a articulação política do governo Bolsonaro com o Congresso é nula.  

A tarefa está a cargo do general Luiz Eduardo Ramos, indicado por Bolsonaro para fazer a ponte do Executivo com o Legislativo.   

"Ela [a articulação política] não existe. Ela, às vezes, dificulta o trabalho dos líderes", afirma no programa de entrevistas no estúdio da Folha e do UOL em Brasília. Mesmo mudando as lideranças, diz, falta um fator decisivo: autonomia para bancar os acordos.  

Na avaliação do líder do centrão, a estratégia política do governo é equivocada, pois se recusa a dialogar com os líderes partidários, buscando apenas o apoio das frentes parlamentares ligadas a temas.    

Lira opina que o país caminha para um semiparlamentarismo, como forma de equilibrar o clima de polarização política que ganhou força após a eleição de Jair Bolsonaro. De acordo com ele, o Congresso atua para conter os excessos do governo.   

O líder do centrão também critica o ministro da Justiça, Sergio Moro. Para ele, a decisão do ex-juiz da Lava Jato de fazer parte do governo Bolsonaro levanta dúvidas quanto a sua parcialidade.        .

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247