Lula assina MP que restaura Minha Casa, Minha Vida
Foram entregues 2.745 unidades habitacionais
247 - O Minha Casa, Minha Vida voltou. Foi por meio de uma MP assinada por Lula nesta terça-feira (14) que o programa habitacional, que foi um dos marcos dos governos petistas, foi restaurado após ser extinto, em 2020, por Jair Bolsonaro.
A assinatura da MP ocorreu durante um evento de entrega de 684 moradias em Santo Amaro, na Bahia. Foram entregues 2.745 unidades habitacionais, informou o governo federal.
O programa, que foi rebatizado por Bolsonaro de Casa Verde e Amarela, havia sofrido alterações em diversos critérios.
Na retomada, o programa terá os seguintes focos:
- 50% do financiamento em casas de famílias com renda de até R$ 2.640 – a chamada “Faixa 1”, que havia sido excluída no programa habitacional de Bolsonaro (veja mais abaixo);
- também vai incluir pessoas em situação de rua na lista de possíveis beneficiários da iniciativa;
- e ainda deve ampliar o número de unidades e repasses para a locação social. A medida foi criada no Casa Verde e Amarela, de Bolsonaro, para subsidiar o aluguel de unidades habitacionais.
Outras novidades são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
