HOME > Brasil

Lula decide entregar comando da Abin para a Casa Civil

Ministério da Casa Civil é chefiado por Rui Costa, homem de confiança do presidente Lula

Presidente Lula e Abin (Foto: Reprodução/Abin | REUTERS/Ueslei Marcelino)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não ficará mais sob o comando dos militares. Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a agência “vai ficar sob o guarda-chuva da Casa Civil, ministério comandado pelo ex-governador da Bahia Rui Costa, homem de confiança de Lula”.

A mudança acontece na esteira das críticas após os atentados terroristas de 8 janeiro promovidos por bolsonaristas e militantes da extrema direita, em Brasília, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes. A Abin foi criticada por não ter alertado sobre o risco representado pela manifestação golpista 

Ainda segundo a reportagem, integrantes do governo destacam que “colocar a Abin sob o comando da Justiça poderia dar um choque”, uma vez que a pasta já conta com os serviços de inteligência da Polícia Federal.  

Na semana, de acordo com a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, Lula manteve uma reunião com o delegado aposentado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, cotado para assumir o comando da Abin. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: