HOME > Brasil

Lula resgata lema 'o petróleo é nosso' ao celebrar os 70 anos da Petrobrás

"Graças à nossa volta vamos fazer com que a Petrobrás seja a empresa grandiosa que sempre foi", disse Lula em vídeo divulgado por ocasião dos 70 anos da petroleira

Presidente Lula também cobrou mais "participação" da estatal na questão da transição energética (Foto: Divulgação)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em um vídeo publicado na rede social X, antigo Twitter, que a Petrobrás é a "mais extraordinária empresa brasileira” e que a companhia "não pode ser vista como uma empresa qualquer, é a mais importante que tem no Brasil”. Em pronunciamento divulgado por ocasião dos 70 anos da Petrobrás, Lula lembrou do lema 'o petróleo é nosso' de Getúlio Vargas. 

“Graças à coragem de um presidente chamado Getúlio Vargas e graças à ousadia do povo brasileiro que foi pras ruas gritar 'o petróleo é nosso', conseguimos criar a mais extraordinária empresa brasileira”, diz Lula no vídeo.

O presidente também criticou as tentativas de enfraquecer e privatizar a empresa, como pretendia Jair Bolsonaro se fosse reeleito. "A Petrobrás não pode ser vista como uma empresa qualquer, é a mais importante que tem no Brasil. Muitas vezes tentaram destruir a Petrobrás e até mudar o nome. Tentaram privatizar, mas em função de ter que passar no Congresso Nacional, ela foi vendida em fatias. Ativos foram vendidos, e graças à nossa volta vamos fazer com que a Petrobrás volte a ser a empresa grandiosa que sempre foi".

No vídeo, o presidente destacou ainda que a estatal possui atividades diversas, e cobrou mais "participação" na questão da transição energética. "Tem que estar envolvida em toda a questão climática e das energias não poluentes. Temos eólica, solar, hidrogênio, biomassa, etanol... A oportunidade de ser o maior centro de produção de energia do mundo, vai depender muito da nossa querida Petrobrás".

O presidente “lembrou quando em 2007 Guilherme Estrella e Sergio Gabrielli anunciaram o pré-sal, que representou muitos "sonhos" e afirmou que “imaginava o Brasil autossuficiente, criando um fundo da partilha para garantir educação, saúde e ciência e tecnologia”.

Lula afirmou, ainda, estar “muito feliz com os 70 anos da Petrobrás” e que espera que a empresa “continue existindo por muitos anos, mesmo quando o petróleo acabar. A Petrobrás ainda será a grande empresa de energia nesse país" .

"Bendito o dia em que Getúlio Vargas teve a coragem de ousar contra tudo e contra todos, contra aqueles de complexo de vira lata que acham que tudo tem que vir de fora. Bendito o dia que, apoiado pelo povo brasileiro na campanha do 'petróleo é nosso', ele assinou a lei criando a Petrobrás" destacou.