Luta de classes neoliberal

Para o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, destaca que no Brasil "a perspectiva liberal ou neoliberal é de luta de classes de cima para baixo"; Para ele, "hoje, as elites brasileiras, inclusive as industriais, estão dominadas por essa perspectiva". "Elas não hesitaram em apoiar um golpe parlamentar; e agora parecem estar dispostas a apoiar até um candidato fascista para impedir que um candidato de centro-esquerda seja eleito", afirma

Luta de classes neoliberal
Luta de classes neoliberal (Foto: Picasa)

247 - Para o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, a crise da economia brasileira, iniciada na década de 1990 e agravada por "uma crise econômica desde 2014 definida por uma crise fiscal, uma forte recessão e uma recuperação muito lenta" tem dois pontos como causas principais. "No longo prazo, é a armadilha dos juros altos e do câmbio sobreapreciado, que inviabiliza o investimento na indústria. No curto prazo, é a crise fiscal que impede que o governo realize uma política fiscal expansionista de caráter contracíclico e ampliar o investimento público", escreve Bresser em um artigo publicado na Carta Capital. 

Para ele, "a solução é o ajuste fiscal, cortando a despesa corrente do Estado, não o investimento público; é baixar os juros; é administrar a taxa de câmbio impedindo que ela se aprecie; é aumentar a rentabilidade da indústria, tornando-a competitiva; é fazer a reforma da previdência, aumentar os impostos, e estimular o investimento público e privado na infraestrutura", afirma. 

Em sua análise, o economista destaca, porém, que "a perspectiva liberal ou neoliberal é de luta de classes de cima para baixo" onde "os custos do ajuste ficam apenas para os assalariados. Não se mexe nos juros nem no câmbio; os rendimentos dos rentistas ficam, assim, plenamente preservados". Para ele, "hoje, as elites brasileiras, inclusive as industriais, estão dominadas por essa perspectiva". "Elas não hesitaram em apoiar um golpe parlamentar; e agora parecem estar dispostas a apoiar até um candidato fascista para impedir que um candidato de centro-esquerda seja eleito", afirma.

Leia a íntegra do artigo. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247