TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Maia tenta convencer governo a trocar MP do ensino médio por projeto de lei

      O desgaste causado pela persistência dos estudantes na ocupação das escolas fez o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ, tentar negociar com o governo a retirada da Medida Provisória (MP) do ensino médio, fazendo com que o assunto seja discutido no âmbito de um projeto de lei que já tramitava no Congresso; a mudança esvaziaria uma das principais críticas à reforma, que é a sua implementação via MP; a ideia, no entanto, deve encontrar forte resistência; o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a sugestão não será nem considerada

      rodrigo maia (Foto: Giuliana Miranda)
      Giuliana Miranda avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O desgaste causado pela persistência dos estudantes na ocupação das escolas fez como presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ, tentar negociar a retirada da Medida Provisória (MP) do ensino médio, fazendo com que o assunto seja discutido no âmbito de um projeto de lei que já tramitava no Congresso, diz a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.  A ideia, no entanto, deve encontrar forte resistência. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a sugestão não será nem considerada.

      "A proposta de negociação com o governo foi levada a ele pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) e discutida também com parlamentares do PT. "Não vejo problema na ideia", afirma Maia. "No parlamento, o importante é debater as matérias e cada um colocar seus votos."

      Com a retirada, o governo poderia esvaziar as críticas ao fato de a reforma ter sido proposta por MP (cerca de mil escolas e universidades chegaram a ser ocupadas no país para combater a medida). Já a oposição se comprometeria a votar o tema até dezembro. O debate não seria mais numa comissão especial, mas sim numa geral, com todos os parlamentares.

      A negociação não deve ser fácil. "Essa hipótese [de retirada da MP] não é considerada por nós", diz o ministro da Educação, Mendonça Filho. Ele afirma que o governo, no entanto, concorda em "discutir a reforma exaustivamente, numa comissão geral. Já há mais de 50 convidados para debater o tema na Câmara"."

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: