CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

"Mais de um terço das mulheres não querem ter filhos; um fenômeno que precisamos discutir", diz professora Valeska Zanello

“Isso tem a ver com um sintoma de uma resposta também ao tipo de maternidade que foi construída na nossa cultura, tem um mal-estar em relação à maternidade”, relatou a pesquisadora à TV 247. Assista

Valeska Zanello (Foto: Pixabay | Antônio Cruz/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A professora Valeska Zanello, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), e pesquisadora da área de gênero, falou à TV 247 sobre a queda no nível de interesse das mulheres em ter filhos.

Para ela, a tendência faz parte de uma “cobrança muito grande” sobre as mulheres acerca da “ideia de que é difícil ser feliz como mulher sem ter um filho”. De acordo com a especialista, 38% das mulheres no Brasil não querem ter filhos. “Esse é um fenômeno que a gente precisa discutir. Isso tem a ver com um sintoma de uma resposta também ao tipo de maternidade que foi construída na nossa cultura, tem um mal-estar em relação à maternidade”, disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Valeska disse também que a Covid-19 evidenciou “o peso que as mulheres estão pagando com a pandemia, porque elas estão nos lugares de maior vulnerabilidade. Quem está aí na limpeza, na atenção primária, a maioria são enfermeiras, médicas, técnicas de enfermagem. Quem está cuidando dos doentes de Covid-19 são as mulheres, quem está cuidando dos filhos que não foram para a escola são as mulheres. Eu acredito que a gente já está tendo, e vai durar por muito tempo, uma pandemia mesmo de transtornos mentais relacionados a esse aumento de tarefas, que tem a ver sim com esse recorte de gênero”.

“É muito importante sentar com os filhos e as filhas e conversar, apresentar outras possibilidades. E aí a gente tem que pensar na democratização das contra-tecnologias de gênero, que são livros e filmes que têm sido lançados nos quais o tema central da personagem menina não é se casar e ter filhos, é ser uma cientista, é salvar o mundo, fazer outras coisas. Para isso a gente precisa retomar e conhecer a história das mulheres”, recomendou Valeska.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO