CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Manaus registra 100 mortes por dia e sistema funerário se aproxima do colapso

"Temos entre 500 e 600 caixões no estoque. Com mais de cem enterros diários, não vai durar mais do que cinco dias”, disse o presidente do sindicato das empresas funerárias do Estado do Amazonas, Manuel Viana

Familiares e amigos de idosa morta por coronavírus se lamentam em cemitério de Manaus (AM) (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, a cidade de Manaus, que já encontrava dificuldades para atender à população, também está à beira do colapso do sistema funerário. “Temos entre 500 e 600 caixões no estoque. Com mais de cem enterros diários, não vai durar mais do que cinco dias”, disse o presidente do sindicato das empresas funerárias do Estado do Amazonas, Manuel Viana. 

Segundo reportagem do jornal O Globo, a capital amazonense vem registrando mais de 100 óbitos diários nos últimos sete dias o que levou o sindicato a emitir um alerta informando que o estoque de caixões deverá acabar em até uma semana. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma das esperanças do setor para evitar o caos está negociação entre a Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif) e o Governo Federal, para que sejam disponibilizados um ou dois aviões cargueiros para transportar até 2 mil caixões de Campinas (SP) para Manaus. 

“Se esta operação não for possível, temos que enviar as urnas por caminhão no máximo na terça-feira. E ainda assim não chegarão a tempo. Porque o caminhão leva 11 dias para chegar a Manaus”, destaca o presidente da Abredif, Lourival Panhozzi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma outra tentativa em estudo está junto ao Acre, onde integrantes do governo estadual tentam encontrar uma aeronave avião para buscar os caixões em Campinas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO