Marcos Coimbra: antipetismo é menor do que aparenta

O diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, apresentou nesta segunda-feira no programa Giro das 11 da TV 247 uma consolidação de pesquisas eleitorais sobre o pleito presidencial de 2018 com uma revelação surpreendente: o antipetismo na sociedade brasileira é muito menor que o barulho causado por ele nas redes sociais e mídias em geral; Coimbra mostrou como apenas 9% do eleitorado brasileiro que votou em Bolsonaro no segundo turno das eleições afirma "odiar" o PT

Marcos Coimbra: antipetismo é menor do que aparenta
Marcos Coimbra: antipetismo é menor do que aparenta

247 - O diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, apresentou nesta segunda-feira no programa Giro das 11 da TV 247 uma consolidação de pesquisas eleitorais sobre o pleito presidencial de 2018, que havia sido objeto de análise pela direção nacional do PT há 10 dias (em 16 de fevereiro), com uma revelação surpreendente: o antipetismo na sociedade brasileira é muito menor que o barulho causado por ele nas redes sociais e mídias em geral. Coimbra mostrou como apenas 9% do eleitorado brasileiro que votou em Bolsonaro no segundo turno das eleições afirma "odiar" o PT. Os demais 13% dos 22% que se declaram antipetistas afirmam não gostar do partido, mas sem a conotação de ódio.

"A derrota eleitoral deveu-se muito mais a um 'anti-haddadismo', construído por uma campanha de mentiras que tiveram o 'kit-gay' como um dos eixos do que propriamente devido ao antipetismo", afirmou Coimbra. 

Ele ilustrou sua apresentação indicando como o antipetismo manteve-se estável nas últimas semanas antes do pleito, sem alteração significativa em qualquer classe, segmento ou região do país. "O que mudou foi o voto evangélico, sobretudo o das mulheres evangélicas". Esta mudança, por conta da campanha movida pelas redes bolsonaristas com apoio das mídias conservadoras, definiu o pleito. 

Veja a seguir os gráficos e tabelas apresentados por Coimbra e, ao fim, o Giro das 11 com a entrevista (em duas partes)  

 

 .

 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247