Marcos Coimbra: Haddad e Bolsonaro disputam primeiro lugar no 2º turno

O sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, participou do programa Giro das 11 na TV 247 neste segunda e afirmou: "Haddad e Bolsonaro disputam o primeiro lugar no segundo turno"; este, segundo Coimbra, é o aspecto mais importante da campanha eleitoral neste momento; para ele, a chance de vitória de um dos dois já no primeiro turno está praticamente descartada, assim como uma possível ameaça de Ciro Gomes a Haddad, pela grande diferença entre os dois; assista 

Marcos Coimbra: Haddad e Bolsonaro disputam primeiro lugar no 2º turno
Marcos Coimbra: Haddad e Bolsonaro disputam primeiro lugar no 2º turno

TV 247 - "Haddad e Bolsonaro disputam o primeiro lugar no segundo turno". Este é o aspecto mais importante da campanha eleitoral neste momento, segundo o sociólogo Marcos Coimbra, do instituto de pesquisas Vox Populi. Ele participou do programa Giro das 11 na TV 247 nesta segunda-feira (24), comentando as últimas consultas de intenção de voto à Presidência da República. 

Coimbra ressalta que a chance de um segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad é de 95%, dizendo que "não dá para mensurar quem irá para o segundo turno em primeiro lugar". A disputa é simbólica e pode afetar o ânimo dos eleitores no segundo turno. "Ir para o segundo turno em primeiro lugar sé uma alavancagem moral, o candidato passa a impressão de já estar com uma das mãos na taça", afirma Coimbra. 

Para Coimbra, há duas hipóteses praticamente descartadas: 1) vitória definitiva de Bolsonaro ou Haddad já no primeiro turno; 2) surgimento de uma "terceira via", representada unicamente por Ciro Gomes, depois do naufrágio das candidaturas de Marina e Alckimin.

Voto útil descartado

O analista descarta a possibilidade de existir voto útil no primeiro turno: "Não faz sentido algum o eleitor abrir mão do seu candidato preferido em nome de uma hipotética utilidade de voto, não sei da onde as pessoas tiram isso. Nas eleições anteriores já foi comprovado que ninguém muda de voto a ponto de alterar o rumo da eleição", salienta Coimbra. O diretor do Vox Populi observou que os terceiros, quartos e quintos colocados nas eleições anteriores tiveram no primeiro turno a quantidade de votos que lhes eram indicadas pela pesquisa, sem sofre qualquer esvaziamento pela hipótese de "voto útil". 

Para Coimbra, o cenário que indicava uma chance maior de Ciro Gomes derrotar Bolsonaro no segundo turno foi passageiro: "Observando as últimas pesquisas, quem tem mais chance de derrotar o Bolsonaro é Haddad". 

Inscreva-se na TV 247 e confira a análise de Marcos Coimbra 

 

 

 

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247