Matias Spektor: Bolsonaro prepara alinhamento a Trump
Em texto publicado no jornal Folha de S.Paulo, o professor de Relações Internacionais na FGV Matias Spektor afirma que "o alinhamento só funciona quando a Casa Branca enxerga utilidade geopolítica no governo brasileiro"
247 - Em texto publicado no jornal Folha de S.Paulo, o professor de Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) Matias Spektor reforça que "Jair Bolsonaro prometeu seguir a Casa Branca de Donald Trump a reboque em temas de política internacional. Se conseguir fazê-lo, será a guinada de política externa mais significativa dos últimos 20 anos".
"Esse capítulo começará a ser escrito na semana que vem, quando Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) desembarca em Washington para uma agenda que pode incluir encontros com o vice-presidente, Mike Pence, e com o secretário de Estado, Mike Pompeo", diz.
De acordo com o estudioso, "o alinhamento só funciona quando a Casa Branca enxerga utilidade geopolítica no governo brasileiro". "E quando esse é capaz de usar a relação com os americanos para alimentar as forças políticas que o sustentam", continua. "Dessa equação dependerão Bolsonaro e Trump. O Brasil tentou alinhamento a Washington em cinco ocasiões".
