Mauro Vieira destaca avanço de parcerias com a França e ampliação de investimentos no Brasil
Ministro de Relações Exteriores citou projetos em ciência, tecnologia e saúde e celebrou a certificação do Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação
247 - Durante a entrevista coletiva concedida neste sábado (7), em Paris, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou o fortalecimento da parceria entre Brasil e França, marcado pela assinatura de 20 novos atos bilaterais. Segundo o chanceler, os acordos representam um adensamento nas relações entre os dois países, com efeitos diretos sobre o aumento de investimentos em áreas estratégicas no Brasil.
Vieira ressaltou que os dois países vêm ampliando a cooperação em setores como ciência, tecnologia, inovação, meio ambiente, segurança alimentar, educação e saúde. “O Brasil desenvolve com a França projetos importantes em áreas de ponta, como o satélite geoestacionário de comunicações e o supercomputador Santos Dumont”, afirmou. O ministro também mencionou a reativação, em 2024, do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, que este ano inicia o financiamento de pesquisas conjuntas.
No campo econômico, Mauro Vieira celebrou a certificação do Brasil como país livre da febre aftosa sem vacinação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal, também em Paris. A medida, segundo ele, amplia o potencial de exportação da proteína animal brasileira para novos mercados.
Na área da saúde, o chanceler destacou as novas parcerias entre a Fiocruz e instituições francesas, como o Instituto Pasteur, voltadas ao desenvolvimento conjunto de vacinas e produtos laboratoriais. “A Fiocruz, nossa instituição de ponta, estabeleceu novas parcerias com instituições francesas”, frisou o ministro.

