CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Mercadante: jamais tentei impedir delação de Delcidio

Parte da imprensa publicou nesta quarta (4) que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, seria investigado no inquérito oculto da Procuradoria Geral da República, assim como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, José Eduardo Cardozo, por tentativa de obstrução da Justiça; ao 247, Mercadante disse desconhecer a informação e encaminhou nota de esclarecimento; ele diz ter tomado uma iniciativa de caráter eminentemente pessoal e política de solidariedade em relação à família do senador Delcídio Amaral que foi alvo de uma campanha difamatória na internet, após a sua prisão; "Jamais tentei impedir a delação do senador Delcídio. Lamentavelmente, trechos essenciais das gravações foram omitidos por grande parte da imprensa", afirma

Parte da imprensa publicou nesta quarta (4) que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, seria investigado no inquérito oculto da Procuradoria Geral da República, assim como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, José Eduardo Cardozo, por tentativa de obstrução da Justiça; ao 247, Mercadante disse desconhecer a informação e encaminhou nota de esclarecimento; ele diz ter tomado uma iniciativa de caráter eminentemente pessoal e política de solidariedade em relação à família do senador Delcídio Amaral que foi alvo de uma campanha difamatória na internet, após a sua prisão; "Jamais tentei impedir a delação do senador Delcídio. Lamentavelmente, trechos essenciais das gravações foram omitidos por grande parte da imprensa", afirma (Foto: Valter Lima)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Parte da imprensa publicou nesta quarta-feira (4) que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, seria investigado no inquérito oculto da Procuradoria Geral da República, assim como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, José Eduardo Cardozo, por tentativa de obstrução da Justiça.

Ao 247, Mercadante disse desconhecer a informação e encaminhou nota de esclarecimento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja a íntegra da nota:

O Ministro Aloizio Mercadante informa que desconhece a informação de sua suposta inclusão em um inquérito OCULTO da Procuradoria-Geral da República - PGR ao Supremo Tribunal Federal - STF, mas gostaria de reafirmar os seguintes pontos:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tomou uma iniciativa de caráter eminentemente pessoal e política de solidariedade, especialmente em relação à família do senador Delcídio que foi alvo de uma campanha difamatória na internet, após a sua prisão;

Jamais tentou impedir a delação do senador Delcídio do Amaral. Lamentavelmente, trechos essenciais das gravações foram omitidos por grande parte da imprensa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Se ele tá ameaçando a delação...mesmo que ele queira fazer. Eu não vou entrar nisso. A decisão é dele. É um direito dele, ele faz o que achar que deve.” (Trecho contido no áudio divulgado pela Veja, mas não transcrito pela imprensa).

“Mas é o seguinte, eu não tenho nada a ver... o Delcídio...zero... não tô nem aí se vai delatar, não vai delatar, não tô nem aí...” (Trecho Publicado pela Veja)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Deixou claro que não se envolveria na defesa do senador Delcídio do Amaral no processo judicial e defendeu que qualquer procedimento de defesa deveria ser feito dentro da mais absoluta legalidade, transparência e consistência. Segue mais um trecho omitido:

“Só dar pra fazer coisa na legalidade, com transparência, com consistência, porque senão não vai prosperar...” (Trecho contido no áudio divulgado pela Veja, mas não transcrito pela imprensa).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jamais intercedeu junto a qualquer autoridade do Poder Judiciário, Ministério Público ou Senado Federal pelo senador Delcídio do Amaral. A menção às autoridades foi no contexto, a partir de sua experiência como ex-senador, da defesa de Delcídio construir uma tese que ensejasse uma nova manifestação do Senado acerca da continuidade da prisão. A transcrição da gravação abaixo deixa evidente essa afirmação:

“Eu não vou me meter na defesa dele. Não sou advogado, não tenho o que fazer, não sei do que se trata, não conheço o que foi feito”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nunca buscou obter qualquer vantagem pessoal junto ao Senador Decídio do Amaral. Tanto é que foi firmado por Delcídio termos de colaboração com a PGR, nos quais não há uma única acusação contra o ministro Mercadante apesar de terem trabalhado juntos no Senado e no Governo por 14 anos.

Por fim, o Ministro informa que já se colocou à disposição da PGR, do STF e do Congresso Nacional para prestar todos os esclarecimentos necessários, embora não tenha tido acesso à integralidade das gravações entregues à PGR pelo Sr. Eduardo Marzagão, gravações essas que foram divulgadas de forma parcial e editada, o que prejudica o direito de defesa do ministro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO