HOME > Brasil

Militares dos EUA acompanharam simulação de guerra do Exército brasileiro na Amazônia

“Informo que, fruto de acordo de reciprocidade de participação em manobras, militares dos Estados Unidos da América acompanharam como observadores”, informou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva

Militares dos EUA acompanharam simulação de guerra do Exército brasileiro na Amazônia (Foto: Reprodução)

247 - O exercício do Exército brasileiro realizado em setembro, que simulou uma guerra na Amazônia, foi acompanhado por militares dos Estados Unidos. A informação é da coluna da jornalista Bela Megale, no jornal O Globo

“Informo que, fruto de acordo de reciprocidade de participação em manobras, militares dos Estados Unidos da América acompanharam como observadores”, informou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva em resposta a um requerimento feito pelo líder do PT na Câmara, deputado Ênio Verri.

A reportagem ressalta que a maioria dos questionamentos feitos pelos parlamentares não foi respondida, como a que indagava se Mike Pompeo foi avisado sobre a simulação. O exercício, que custou R$ 6 milhões, envolvia simulações de combate do “país vermelho contra o país azul”. 

O jogo de guerra contou com a participação de 3,6 mil militares e foi realizado entre os dias 8 e 22 de setembro. No dia 18, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fez uma visita a Roraima, região de fronteira com a Venezuela, na área em que a simulação acontecia. 

Simultaneamente, o governo Jair Bolsonaro descredenciou diplomatas da Venezuela que atuavam no Brasil.