Ministro Weintraub tenta interditar o pai, para impedir herança para mãe

Segundo reportagem do Jornal GGN, os irmãos Arthur e Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, este último nomeado ministro da Educação, apresentou ação no STJ para pedir a interdição pai para impedir que doe seu patrimônio a própria mãe

Ministro Weintraub tenta interditar o pai, para impedir herança para mãe
Ministro Weintraub tenta interditar o pai, para impedir herança para mãe

247 - Reportagem do Jornal GGN informa que tramita um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), apresentado pelos irmãos Arthur e Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, este último nomeado ministro da Educação, contra seu pai. A ação visa impedir que doe seu patrimônio imobiliário à sua esposa, neste caso a própria mãe do ministro.

Ainda segundo a reportagem, seus pais, Mauro Salomão Weintraub e Mariliza Bragança de Vasconcelos Weintraub, são médicos psiquiatras e o pai tinha a titularidade de meta do patrimônio financeiro e imobiliário, fazendo a doação à esposa e exigiam nova avaliação do patrimônio.

O Tribunal de Justiça de São Paulo deferiu o pedido dos filhos, dando ganho de causa ao pai (confira a sentença), mas os filhos apelaram e pediram a interdição do pai.

Ainda de acordo com o GGN, na sentença o juiz deu ganho de causa ao pai, que foi interrogado por um perito que atestou sua condição saudável.

 

Perseguido pela ditadura

O pai do ministro era professor da USP e durante o regime militar após o golpe de 1964, foi perseguido pela ditadura.

O próprio ministro contou a história em email enviado a grupo de alunos e professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na qual ele é professor.

"Nosso pai médico foi professor da USP durante o regime militar. Ele nunca foi militante, porém, após 'sumirem' alguns de seus alunos, fez comentários depreciativos à ditadura", relatou na mensagem que foi publicado no site UOL.

"Na semana seguinte havia um jipe da Aeronáutica em frente à nossa casa procurando-o. Nosso pai teve que se esconder por um bom tempo na casa de um amigo com imunidade diplomática. Vários livros em casa sumiram e eu cresci com medo em comentar aspectos negativos dos 'donos' do poder."

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247