CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Ministros do STF temem enfrentar Lula em 2014

Caso o MP de MG abra inquérito contra o ex-presidente neste ano, baseado em declarações de Marcos Valério sobre seu envolvimento no chamado mensalão, pedido de habeas corpus da defesa contra investigação pode chegar ao STF, depois de passar pelo Tribunal de Justiça e pelo STJ, em pleno ano eleitoral

Ministros do STF temem enfrentar Lula em 2014 (Foto: William Volcov)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em 2014, ano de eleição à presidência, ministros do STF podem ter de enfrentar o maior desafio da história, o de encarar o ex-presidente Lula. Leia na coluna de Mônica Bergamo, da Folha:

MEIA VOLTA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O STF (Supremo Tribunal Federal) poderá enfrentar um dos casos mais polêmicos de sua história recente: o que envolve Lula com o mensalão. Caso seja aberto inquérito contra o ex-presidente, caberá aos ministros dizer se ele deve ou não ser investigado. Ainda que o petista não tenha mais foro privilegiado.

INEVITÁVEL

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O calendário com que magistrados trabalham é o seguinte: caso o Ministério Público de MG abra inquérito contra Lula neste ano, baseado em declarações do publicitário Marcos Valério que tentam envolvê-lo no escândalo, advogados do ex-presidente entrarão com habeas corpus pedindo que a investigação não siga adiante. Depois de passar pelo Tribunal de Justiça de MG e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o pedido inevitavelmente chegará ao STF.

DATA MARCADA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A possibilidade preocupa magistrados do Supremo, que enxergam componente explosivo. Principalmente pela data: a questão poderá chegar à corte em 2014 -ano de sucessão presidencial. "Serão tempos difíceis", diz um ministro à coluna, seguro de que o STF "não escapará" da polêmica.

DE PERTO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Advogados ligados a Lula acompanham a movimentação dos procuradores mineiros que analisam o depoimento de Valério. Trabalham com a possibilidade de o inquérito ser aberto e de o ex-presidente chegar a depor.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO