CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Minuta do golpe pode se tornar principal prova em ação para tornar Bolsonaro inelegível

Ministros do TSE avaliam que o documento materializa a intenção que Bolsonaro manifestou em uma reunião com embaixadores para questionar e não respeitar o resultado das eleições

Fachada do TSE e Jair Bolsonaro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A "minuta do golpe" encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres pode se tornar uma “peça-chave” na ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que poderá tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, ao menos três ministros do TSE avaliam que “a minuta tem grande potencial de ser usada na ação como a prova que materializa a intenção que o ex-presidente propagou na reunião com embaixadores de questionar as urnas e não respeitar o resultado das eleições”. 

A reunião convocada por Bolsonaro com embaixadores estrangeiros aconteceu em julho do ano passado, poucos meses antes das eleições. Na ocasião, o então mandatário atacou a higidez do sistema eleitoral brasileiro e disse estar empenhado em encontrar uma “saída” para o pleito presidencial. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A chamada minuta do golpe foi encontrada pela Polícia Federal na residência de Anderson Torres durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal na esteira do atos terroristas de 8 de janeiro, quando militantes bolsonarismo e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

A minuta era um esboço de decreto presidencial que visava estabelecer uma intervenção do Executivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de anular o resultado eleitoral e impedir a posse do presidente Lula (PT). O documento foi inserido no processo por determinação do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO