HOME > Brasil

Mistura de álcool na gasolina será reduzida de 25% para 20%

Governo diz que medida uma precauo contra o risco de desabastecimento de etanol. Preo do litro da gasolina deve cair

247 – Por determinação do governo, a mistura de álcool na gasolina será reduzida de 25% para 20%. A decisão foi tomada no início da noite de ontem, em uma reunião no Palácio do Planalto entre a presidente Dilma Rousseff; o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

A medida entra em vigor no dia 1º de outubro e vai valer por tempo indeterminado. Segundo o ministro Edson Lobão, a decisão é uma precaução contra o risco de desabastecimento de etanol no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, o preço do litro da gasolina deve cair.

O governo deve importar mais gasolina, pois as refinarias do país já produzem no limite da capacidade. "Temos que garantir o abastecimento de etanol olhando para este ano e para o próximo também. Porque verificamos que a safra do próximo ano também não será muito melhor que a atual. Então, temos que tomar providências desde logo, para garantir o presente e o futuro", declarou ele.