MPF pede saída de juiz da Operação Zelotes
Procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Zelotes ajuizaram ação pedindo que o juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, deixe o caso; segundo o Ministério Público, o magistrado recusou sistematicamente os pedidos de quebra de sigilos telefônicos e prisões preventivas de envolvidos na investigação, o que dificultou as investigações
247 - Procuradores da República que atuam nas investigações da Operação Zelotes ajuizaram ação pedindo que o juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, deixe o caso.
O Ministério Público acusa o juiz de não ter imparcialidade para atuar no caso. Nas fases anteriores da Zelotes, o magistrado recusou sistematicamente os pedidos de quebra de sigilos telefônicos e prisões preventivas de envolvidos na investigação, solicitadas pela Procuradoria.
De acordo com a Procuradoria, Leite perdeu a imparcialidade porque pedidos referente a Zelotes ficaram parados, sem serem analisados. Segundo a força-tarefa, o juiz pediu que tanto o Ministério Público Federal quanto a Polícia Federal tomassem 'certas providências'. Na visão dos procuradores, o juiz estava querendo assumir o comando da investigação.
Nessa quarta-feira, 5, a juíza substituta Célia Regina Ody Bernardes deixou de conduzir a Zelotes. Em outubro, a mesma magistrada determinou buscas no escritórios das empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do ex-presidente Lula. ela deu lugar ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, que retornou ao seu cargo de origem. Ricardo Leite poderia assumir processos decorrentes da Zelotes, caso Vallisney de Oliveira não pudesse atuar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: