CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Múcio vai a Paris discutir submarino nuclear em parceria com franceses

Chefe da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, acompanha o ministro da Defesa

José Múcio (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, partiram nesta terça-feira (20) para Paris, capital da França. Eles têm um encontro agendado com o presidente Lula na cidade para discutir a construção do submarino nuclear brasileiro, em parceria com os franceses. As informações são da coluna de Ricardo Cappelli, do Metrópoles

Os dois países têm trabalhado em parceria no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) desde 2008. Foi estabelecido não apenas a construção do submarino nuclear, mas também o desenvolvimento, no Brasil, de quatro submarinos convencionais da classe francesa Scorpène. As atividades do Prosub são realizadas no Complexo Naval de Itaguaí, localizado no Rio de Janeiro, e Lula visitou essas instalações em março deste ano. A estimativa é de que o submarino nuclear brasileiro seja entregue até 2029.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A estatal Nuclep, criada para atender o Programa Nuclear Brasileiro e integrante do Prosub, começou a construir em 2021 um protótipo em tamanho real do submarino a propulsão nuclear. Em junho de 2022, o Brasil fez um pedido à Agência Internacional de Energia Atômica para usar urânio enriquecido no reator do submarino, mas o tema ainda está em negociação para que técnicos da agência possam fazer inspeções aos locais destinados à produção do combustível nuclear e ao reator do submarino.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO