Multas da Lava-Jato podem ultrapassar R$ 1 bilhão
Valor corresponde a acordos de delação premiada e leniência em negociação com empreiteiras suspeitas de pagamento de propina no esquema de corrupção em contratos da Petrobras montado pelo doleiro Alberto Youssef, como a de Marcelo Odebrecht
247 – As multas da operação Lava Jato, sobre o esquema de corrupção em contratos da Petrobras montado pelo doleiro Alberto Youssef, podem render mais de R$ 1 bilhão.
O valor corresponde a acordos de delação premiada e leniência em negociação com empreiteiras suspeitas de pagamento de propina, como a de Marcelo Odebrecht, citadas em depoimentos de Youssef e do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.
Os acordos ainda estão em negociação com o Ministério Público Federal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defende que o processo seja desmembrado, e não repita os moldes do chamado “mensalão”. Apenas réus com foro privilegiado seriam julgados pelo Supremo Tribunal Federal.
Leia aqui reportagem de Juliano Basile e Maíra Magro sobre o assunto.
