Número de cesáreas dispara no Brasil
Em dez anos, ndice no SUS saltou de 24% para 37%, de acordo com dados do Ministrio da Sade
247 com agências - Pela primeira vez no Brasil, cesarianas superam partos normais. Edição da Folha deste domingo apresenta estatísticas do DataSUS, banco de dados do Ministério da Saúde, e aponta que a quantidade partos cesáreos já representa 52% do total. A taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 15%.
É nos hospitais particulares que é feita a maior parte dessas operações. Cerca de 80% dos partos são cesáreos na rede privada. Contudo, no ano passado, foi a rede pública que puxou para cima os números de cesarianas em todo o Brasil. Em dez anos, subiu de 24% (2000) para 37% (2010) o índice de cesáreas nos hospitais públicos.
O Ministério da Saúde avalia que esse aumento de cesarianas deve ser revertido tanto no serviço público quanto no privado. À Folha, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, atribuiu a alta desse tipo de procedimento no SUS ao trânsito de obstretas entre hospitais públicos e privados, levando práticas "da rede particular para o SUS".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: