TV 247 logo
    HOME > Brasil

    O primeiro casal gay do Brasil

    Unio foi homologadanesta segunda-feiraem Jacare, no interior de So Paulo

    Fernando Porfírio_247 - A Justiça do interior de São Paulo se antecipa e anuncia o primeiro casamento oficial de um casal homossexual. O juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, homologou nesta segunda-feira (27) a conversão da união estável em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.

    Esta é a primeira vez que ocorre um casamento homoafetivo no país. L.A.M. e J.S.S., ambos do sexo masculino, protocolaram a solicitação em que afirmam viver em união estável há oito anos. O Ministério Público deu parecer favorável ao pedido.

    O pedido foi instruído com declaração de duas testemunhas, que confirmaram que os dois “mantêm convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituir família”. Foram realizados os proclamas e não houve impugnações.

    A decisão tem como principal fundamento o julgamento do Supremo Tribunal Federal, de 5 de maio passado, que reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

    O magistrado de Jacareí cita também o que prevê o artigo 226 da Constituição Federal, o Código Civil e as normas gerais da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo, que disciplina o procedimento de conversão da união estável em casamento.

    A sentença prevê ainda que os dois passem a ter o mesmo sobrenome, como acontece em casamentos. O registro do casamento será entregue ao casal nesta terça-feira (28).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: