O voo dos tuiuius

Grupo de procuradores adotou o nome da ave pantaneira para preparar denncias contra tucanos; o procurador-geral da Repblica, Roberto Gurgel, considerado um tuiui convertido; leia a reportagem de Claudio Julio Tognolli

O voo dos tuiuius
O voo dos tuiuius (Foto: Divulgação_Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Claudio Julio Tognolli _247 – Quando Lula ainda era candidato, um escritório de advocacia de São Paulo esmerou-se na tarefa da chamada “litigância tuiuiú”. Consistia em, basicamente, reunir esforços de cinco advogados “progressistas”. Estes sentavam, nas cercanias da rua Augusta, na zona sul de São Paulo, e numa sala prolatavam denúncias contra membros do governo FHC. Um dos alvos principais era o ex-secretário particular da presidência, Eduardo Jorge Caldas. Eram advogados que gostavam muito de dinheiro, mas lutavam sindicalmente contra o capitalismo de mercado. Aliaram-se a Luiz Gushiken, a Ricardo Berzoini, e demais parcelas autóctones do sindicalismo anti livre-mercado (muito igual aos sindicalistas do livro “Atlas Shrugged”, de Ayn Hand). O grupo de advogados oferecia denúncias contra tucanos. As denúncias eram assinadas por procuradores: vinham já prontas desses escritórios.Um procurador da República, marxo-católico, foi flagrado oferecendo uma denúncia contra um banqueiro, e que fora escrita no computador da empresa de um dos inimigos do empresário.

A baixa, tornada pública pela imprensa, não foi suficiente para brecar o grupo dos Tuiuiús. Continuaram atuantes. Talvez com mais mulheres do que homens em seus ninhos. Apoiaram cegamente Lula e as operações da PF, mesmo as feitas ao arrepio da Constituição. Tuiuiús da região sudeste, sobretudo, inventaram a chamada delação premiada a la carte. A saber: A lei 8.072, de 1990, é uma das varias leis que prevêem o dispositivo da delação premiada. Em seu artigo 8º, parágrafo único prevê que “o participante e o associado que denunciar à autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando o seu desmantelamento, terá pena reduzida de um a dois terços”. Muito tuiuiú tem pedido para acusado entregar nome de gente que nem conhecia. O tuiuiú oferece os nomes numa lista pronta, a la carte.

 

Pois bem: os tuiuiús estão de volta. Fazem plantão nos gabinetes do Superior Tribunal de Justiça. Alguns deles já esfregaram na cara do próximo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, que foram eles e elas que montaram a ideia uma ONG para o ministro atuar, em prol de minorias, quando ele ainda era membro do Ministério Público.

A única pessoa que denuncia sem medo os tuiuiús é o Procurador da República Manoel Pestana –de resto um ex-faxineiro, vendedor de livros, soldado e sargento especialista de aeronáutica. “Tuiuiú é uma ave do Pantanal que tem dificuldade para voar. Quando Geraldo Brindeiro era procurador-geral da República, Claudio Fonteles sentia-se desse jeito”, diz Manoel Pestana.

“Por isso, ele criou o grupo dos tuiuiús, formado por procuradores que se sentiam esquecidos do poder assim como ele. Ressalto que a referência à ave pantaneira foi dada por eles mesmos. Digo isso por que há gente que pensa ter sido eu o autor do apelido. Pelo o que eles já aprontaram, se eu fosse apelidá-los, certamente não seria com o nome da inofensiva ave pantaneira”, prossegue o Procurador da República Manoel Pestana.

Vale lembrar: a Revista Época, edição 264, de 09 de junho de 2003, não me deixa mentir, ou seja, que o apelido não foi dado por mim. Vejamos trecho da reportagem intitulada "O Poder Tuiuiú":

"Toda sexta-feira uma turma de oito procuradores da República se reúne num restaurante de Brasília para pôr a conversa em dia e falar mal do chefe, Geraldo Brindeiro. Eles são conhecidos como a Confraria do Tuiuiu, nome de uma ave pantaneira desengonçada, com considerável dificuldade para levantar vôo. Era assim que eles diziam se sentir nos oito anos de Brindeiro como procurador-geral da República. Na quinta-feira, justamente o decano da confraria, o subprocurador-geral, Cláudio Lemos Fonteles, saiu do Palácio da Alvorada escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suceder a Brindeiro. Terminava ali a mais concorrida nomeação para a Procuradoria Geral de que se tem notícia. Além do Ministério Público, a disputa pelo cargo envolveu o primeiro escalão de Lula, governadores e entidades influentes no PT, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Explica-se: esse é um dos postos mais poderosos de Brasília”

O Procurador da República Manoel Pestana não tem papas na língua. Eis o que ele diz sobre os Tuiuius:

“O atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é um “tuiuiu convertido”. É que, durante a gestão de Brindeiro, Gurgel sempre exerceu funções importantes na cúpula. Por exemplo, ele foi o secretário responsável pela realização de oito concursos públicos para Procurador da República. A função de secretário do concurso de procurador da República é uma vitrine para quem gosta de estar em evidência. Na mesma época, Roberto Gurgel também foi o coordenador da Câmara do Meio Ambiente. Portanto, Gurgel nunca foi um PSF (Procurador Sem Função) característica dos tuiuiús na gestão de Brindeiro.

Além disso, Gurgel sempre estava sorridente ao lado de Brindeiro quando este era Procurador-Geral da República e se apresentava em público. Assim, que Fonteles foi nomeado procurador-geral da República, Roberto Gurgel tratou de migrar para o grupo dos tuiuiús. Ele foi imediatamente aceito porque era membro do Conselho Superior do Ministério Público Federal e os tuiuiús precisariam ter maioria no Conselho. E Gurgel não decepcionou os tuiuiús legítimos. Um detalhe: os tuiuiús convertidos"são ainda piores do que os tuiuiús legítimos”.

Nunca o tuiuiú macho, e sobretudo o tuiuiú fêmea, vogaram tanto por Brasília como neste ano de 2012. Se você quer notícias de quem tem coragem de expor-lhes a nu, sem medo de levar em troca uma operação da Polícia Federal, visite diariamente o site do Procurador da República que não tem medo de atirar em tuiuiú que baba ovo para as operações “republicanas” da PF

http://www.manoelpastana.com.br/

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247