Olinda e Recife completam hoje, respectivamente, 477 e 475 anos

Cidades-irms prepararam programaes especiais, que vo de apresentaes artsticas em suas ruas histricas a shows de cantores consagrados

Olinda e Recife completam hoje, respectivamente, 477 e 475 anos
Olinda e Recife completam hoje, respectivamente, 477 e 475 anos (Foto: Passarinho/Pref.Olinda e Andréa Rêgo Barros/247)

PE247- É festa! Recife e Olinda comemoram hoje, 12 de março, mais um aniversário. São 475 e 477 anos, respectivamente. Mais do que isso: são quase 500 anos de uma História marcada por arte, vanguarda e um sentimento de insurreição nacionalista que se espalhou e ajudou a moldar o País. Para celebrar a data, as cidades-irmãs prepararam programações especiais, com direito a apresentações artísticas em suas ruas históricas, shows de cantores consagrados nacionalmente e, claro, os tradicionais bolos gigantes servidos à população.

Em Olinda, que iniciou o dia com o toque festivo dos sinos das igrejas do seu Sítio Histórico, a comemoração do seu aniversário terá dois momentos especiais. No primeiro, o prefeito Renildo Calheiros sanciona a lei que cria a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas. No segundo, será anunciado um convênio entre a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a restauração do Cine Olinda. Serão investidos R$ 2,17 milhões na climatização, acústica e equipamentos.

A festança no Recife se estende até o final do dia. Desde as 6h, bailarinos e músicos estão pelas ruas da realizando performances em mais de 40 pontos de grande circulação da cidade. A partir das 20h, a Praça do Marco Zero se transformará, mais uma vez, num imenso palco para o shows Um canto de Amor ao Recife”, que levará 29 cantores ao palco, entre eles: Luiza Possi, Emílio Santiago, Nádia Maia; Chimbinha; Joelma; Nena Queiroga; Edilza; Geraldinho Lins; Maestro Forró; Josildo Sá; Rogério Rangel; Ed Carlos e Irah Caldeira.

Como não podia deixar de ser, tanto Recife quanto Olinda cortaram seus bolos gigantes de aniversário. Na capital pernambucana, o momento será realizado, na Praça do Arsenal, a partir das 16h, e, em Olinda, o corte será feito, às 19h, em frente à sede da Prefeitura, no Sítio Histórico. Os dois bolos possuem o mesmo peso da idade de cada município.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247