HOME > Brasil

ONU pede avanços no meio-ambiente

Secretrio-geral da entidade quer que Rio+20, que acontecer no Brasil em 2011, traga reais mudanas no comportamento dos pases

Cassius Oliveira_247-Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ONU, pediuque a conferência Rio+20, que acontecerá no Brasil em 2012, traga grandes e concretos avanços na questão climática global. O pronunciamento de Ki-moon foi feito em um encontro governamental realizado na Colômbia neste sábado. O coreano faz uma visita oficial no país e alertou que os desastres estão atingindo o planeta com mais força. Isso, segundo ele, é um desafio que nenhum país pode enfrentar sozinho. "É por isso que devemos trabalhar juntos", afirmou o coreano. Ele acrescentou que todos os países devem aumentar os investimentos em desenvolvimento sustentável.

Ki-moon lembrou que no ano que vem o Rio de Janeiro será palco de uma nova conferência internacional sobre mudança climática. O encontro será realizado 20 anos após a RioEco92, que teve como sede a mesma cidade com a presença de delegações de 172 países. O secretário-geral da ONU convocou a comunidade internacional para assumir compromissos e chegar a consensos para que "a Rio+20 seja um sucesso para a humanidade". Ban Ki-moon é candidato à reeleição em seu cargo na ONU e iniciou por Bogotá sua visita pela América do Sul. Também estão previstas passagens pela Argentina, Uruguai e Brasil, onde será recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo chanceler Antonio Patriota, entre outros ministros.