"País só tem espaço para os melhores", diz Weintraub a crianças e adolescentes

O ministro da Educação Abraham Weintraub a uma plateia de crianças e adolescentes que o país “só tem espaço para os melhores” e que a educação de qualidade não é "garantir o futuro", mas para que "sejam livres e fortes para pensar por vocês mesmos e ter uma profissão e uma renda sem depender de bolsa"

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - Para uma plateia de crianças e adolescentes homenageados na cerimônia Destaques na Educação, nesta quarta-feira (4), o ministro Abraham Weintraub disse que o país “só tem espaço para os melhores”. 

Segundo ele, os estudantes homenageados "não representam alunos do Brasil inteiro", pois o país "não tem espaço para todos, só para os melhores".

"Parabéns. Isso se chama mérito e quem tem mérito tem que ser premiado", acrescentou.

Enquanto o governo corta verbas do orçamento da Educação, afetando desde o ensino básico até o superior, Weintraub disse que o governo vai aumentar em 50% os repasses ao Ensino Fundamental, porém, seguindo a sua lógica meritocrática, o suposto aumento será "com critérios de desempenho, não para dar dinheiro a fundo perdido".

A afirmação acontece na mesma semana que o governo cortou 5.613 bolsas de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Disse ainda que a educação de qualidade não é "garantir o futuro" das crianças, mas para que "sejam livres e fortes para pensar por vocês mesmos e ter uma profissão e uma renda sem depender de bolsa".

"Estou falando de não depender do Bolsa Família", explicou depois aos repórteres. "Não que eu seja contra. Sou a favor que a gente tenha políticas de bem-estar social, mas, quanto mais independente você for, mais livre vai ser e mais chances de ser feliz você vai ter", declarou.

Com informações do Valor.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247