CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Para FHC, sociólogo Florestan Fernandes "era o que havia de melhor na USP"

Declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi feita no âmbito das comemorações do político, sociólogo e considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil, Florestan Fernandes

(Foto: ABr | Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Florestan Fernandes (1920-1995) “era o que havia de melhor” na instituição de ensino. Declaração de FHC foi feita no âmbito do centenário do sociólogo, que será comemorado no dia 22 de julho. 

Em entrevista ao Jornal da USP, FHC relembrou que foi aluno e professor assistente de Florestan, o que lhe permitiu acompanhar a carreira do sociólogo, incluindo a aposentadoria imposta pela ditadura militar, em 1969, e sua atividade como deputado federal. “Ele tinha três ídolos: Durkheim, Marx e Weber”, destacou FHC na entrevista. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

FHC disse, ainda, que Florestan temia que o estudo de pensadores como Marx e Georg Lukács levasse os alunos a terem uma análise sociológica mais interpretativa do que lastrada em fato. “Ele conhecia muito esses autores, mas tinha medo de que nós nos perdêssemos em discussões sobre dialética, nos perdêssemos nas análises sociológicas dos processos empíricos”, disse.

Ainda segundo o ex-presidente, “mais tarde ele foi ficando mais solto nas análises, passou a se interessar por problemas do Brasil. Ele sempre se interessou, mas do ângulo mais estrito do sociólogo ou do antropólogo. Aí ele passou a ter uma visão mais política.”

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO