Partidos tentam aproximação com Joaquim Barbosa

O ex-ministro do STF (Superior Tribunal Federal), conhecido por suas opiniões fortes mesmo em temas polêmicos, vem sendo procurado por integrantes dos mais diversos partidos, inclusive do PT, para discutir a situação política do Brasil; o ex-presidente da Corte, que comandou o julgamento do mensalão, no entanto, tem preferido manter distante das siglas

Brazilian Supreme Court President Joaquim Barbosa speaks during a press conference at the National Justice Council after a meeting with Brazilian President Dilma Rousseff in Brasilia in June 25, 2013. Rousseff met with leaders from several sectors of soci
Brazilian Supreme Court President Joaquim Barbosa speaks during a press conference at the National Justice Council after a meeting with Brazilian President Dilma Rousseff in Brasilia in June 25, 2013. Rousseff met with leaders from several sectors of soci (Foto: Giuliana Miranda)

247 - O ex-ministro do STF (Superior Tribunal Federal), conhecido por suas opiniões fortes mesmo em temas polêmicos, vem sendo procurado por integrantes dos mais diversos partidos, inclusive do PT, para discutir a situação política do Brasil. O ex-presidente da Corte, que comandou o julgamento do mensalão, no entanto, tem preferido manter distante das siglas, diz a colunista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo. 

"Numa oportunidade, um ex-governador do PMDB chegou a mostrar uma ficha de filiação ao ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Tucanos e integrantes da Rede, de Marina Silva, também já procuraram Barbosa para conversar.

Ele diz que sempre foi pessoa de "opiniões fortes", mas ao mesmo tempo avessa a associações ou a "assumir bandeiras, fazer proselitismo".

O ex-ministro afirma que "nem a esquerda nem a direita me conhecem". E se define como "pessoa de centro-esquerda, um social-democrata ao estilo europeu. Ou seja, o Brasil tem um sistema capitalista. Mas a Constituição prevê medidas de mitigação dos excessos do capitalismo. E essa é a minha posição"."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247