Paulo Vieira teria pedido ajuda a Sarney
De acordo com o delator do esquema, Cyonil Borges, grupo queria que processo em favor da Tecondi seguisse para SP; parecer favorável poderia manter o direito da empresa de usar uma área do porto de Santos diferente da arrendada da União
247 – Apontado como chefe da quadrilha de venda de pareceres técnicos, Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) disse ter buscado ajuda do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para movimentar um processo no TCU de interesse da Tecondi. A empresa é dos pontos centrais de investigação da Operação Porto Seguro.
De acordo com o delator do caso Cyonil Borges, ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), "Paulo Vieira disse que pediria a José Sarney, que indicara à época o ministro Vilaça, para reencaminhar o processo à secretaria de São Paulo e (..) autorizasse a inspeção". Marcos Vinicius Vilaça foi nomeado por Sarney em 1988 e se aposentou em 30 de junho de 2009.
Se conseguisse trazer o processo à unidade do TCU em São Paulo, Cyonil poderia emitir um parecer favorável aos interesses da Tecondi, para manter o direito de usar uma área do porto de Santos diferente daquela que havia arrendado da União.
O parecer do TCU foi escrito por Cyonil, mas não chegou a ser usado porque ele decidiu delatar o suposto esquema. Ele recebeu R$ 100 mil de proprina de Paulo Vieira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: