PE terá o maior data center da América Latina

Central de dados, doada pela pela empresa chinesa Hauwei, ser voltada para pesquisa e educao; equipamento equivale a aproximadamente oito mil discos rgidos (o conhecido HD) de 500 gigabytes

PE terá o maior data center da América Latina
PE terá o maior data center da América Latina (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Raphael Coutinho_PE247 – Pernambuco terá a maior central de dados da América Latina voltada para pesquisa e educação. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou, na última quinta-feira (5), que, em abril deste ano, o Estado receberá um data center doado pela empresa chinesa Hauwei, com a capacidade de quatro Petabytes.O equipamento, que fora doado ao governo brasileiro durante viagem realizada pela presidente Dilma Rousseff à China, no ano passado, equivale a aproximadamente oito mil discos rígidos (o conhecido HD) de 500 gigabytes, o mais vendido em computadores domésticos.

“A ciência e tecnologia é uma área estratégia para o governo Dilma. Hoje somos o terceiro mercado em computadores e o quinto em celulares. Pernambuco foi escolhido para acolher o data center por ter grandes referências na área, como os ex-ministros Sérgio Resende e Eduardo Campos, além do Porto Digital, do CESAR e da Universidade Federal de Pernambuco”, explicou Mercadante.

A opção do Governo Federal por Pernambuco como destino do equipamento foi comemorada pelo governador Eduardo Campos. “Precisamos agradecer a presidente Dilma os investimentos nesta área aqui no Nordeste. Ele é estratégico para o fim das desigualdades”, disse o gestor.

Eduardo falou ainda sobre a importância da chegada deste data center. “Ele vai permitir o intercâmbio maior de projetos na área de educação e pesquisa em todo o País”, finalizou. Outro data center, de menor capacidade e também doado pela empresa chinesa, deverá ser instalado na Zona Franca de Manaus, no Amazonas.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email