HOME > Brasil

Pela primeira vez no século, Brasil não atinge meta para nenhuma das principais vacinas infantis

O Brasil poderá sofrer sérias consequências por conta da queda da vacinação. Há forte risco de retorno de doenças eliminadas, como já ocorreu com o sarampo,

Uma em cada quatro cidades tem cobertura de vacinação abaixo da meta

247 - Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas a crianças de até um ano, apontam dados de 2019 do Programa Nacional de Imunizações. O levantamento foi realizado pelo jornal Folha de S.Paulo. 

Segundo a reportagem, a situação é tão grave que, em um contexto de queda nas coberturas vacinais nos últimos cinco anos, a redução já chega a até 27% para alguns imunizantes.

Para complicar, em meio a pandemia do novo coronavírus, equipes de saúde dizem ver atrasos na busca pela vacinação também neste ano —o que indica a possibilidade de nova queda histórica nos índices.

O Brasil poderá sofrer sérias consequências por conta da queda da vacinação. Há forte risco de retorno de doenças eliminadas, como já ocorreu com o sarampo, ou aumento na transmissão daquelas que até então vinham sendo controladas.